sábado, 7 de julho de 2012

Pilotar moto na chuva


Andar de moto na chuva é muito arriscado, se você não se cuidar por cair e se machucar de maneira grave, evite riscos.


Quem está na chuva é para se molhar! Isso é uma verdade inquestionável, mas para os motociclistas é um período terrível e muito duro de conseguir pilotar. Infelizmente muitas pessoas trabalham com as motos e não podem deixá-la de lado simplesmente porque está chovendo, por assim dizer o ideal é saber as regras de pilotagem para evitar os problemas com acidentes e outras ocorrências que podem atrapalhar o seu dia. Baseando-se em uma publicação do UOL Carros que também fala de motos vamos dar algumas dicas para você pilotar com segurança a sua companheira em dias chuvosos.
Diminua a velocidade
Durante os períodos chuvosos o asfalto que já é muito sujo nas cidades de maior trafego, acumula uma quantidade incrível no meio da via e se forma um material pastoso que pode facilmente derrubar um motociclista. Fique de olho em seus pneus para saber se os sulcos dela ainda estão em dia, mas não é só isso diminua consideravelmente a velocidade com que anda com a moto em pista molhada, assim poderá conseguir frear com maior facilidade nos momentos em que for exigido isso de você.
Chuva e moto
Não dispute espaços com os carros
Por se tratar de um dia extremamente difícil de dirigir a visibilidade dos motoristas de carros fica um pouco comprometida e eles não conseguem visualizar com precisão o retrovisor, já que os vidros estarão escorrendo água e os retrovisores também. Mantenha-se dirigindo com prudência e pensando que pode correr riscos ao tentar mostrar ao motorista que está passando com velocidade, com um pequeno descuido dele você pode ser arremessado e sofrer um grave acidente.
Equipamentos seguros
Algumas coisas são indispensáveis na hora de pilotar, mantenha a sua viseira sempre bem limpa, para isso utilize um pano com álcool para passar sobre ela tanto pelo lado exterior como interior. As suas roupas devem ser impermeáveis contendo jaqueta e calça de couro e também as famosas botas usadas para dia de chuva. Você pode encontrar modelos super baratos em sua cidade que vão fazer a diferença e manter as roupas de baixo secas.
Botas
Poças perigosas de água
Evite ao máximo passar sobre essas poças, afinal mesmo que você conheça perfeitamente a via nunca se sabe o que pode ter escondido em baixo de uma delas. Se não tiver solução a melhor maneira de conseguir isso é diminuindo a velocidade consideravelmente e passar bem lentamente sobre a poça, depois que sair totalmente dela pode voltar a andar na velocidade que mantenha a sua segurança.
Poças
Todas as dicas são para a sua segurança e sua moto tem que está de acordo com elas, procure sempre fazer uma revisão das peças e dos freios parra que funcionem corretamente, em algumas motos depois de molhado os freios podem não funcionar da maneira correta e agravar o número de acidentes, seja atencioso e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário