terça-feira, 31 de julho de 2012

No Dia do Motociclista, reconheça seu estilo ao guidão


Pilotar uma moto é sensacional. Claro que em um blog especializado em motocicletas a frase inicial não poderia ser diferente. Mas todo ser humano que anda de moto sabe bem o que estou falando – e se não sabe, não vai adiantar explicar para você. Não é só o clichê da liberdade, muito bem vinda, sem dúvida, mas tudo que envolve o mundo das duas rodas. Andar de moto é uma filosofia, um estilo de vida e há quem diga uma terapia. Só que hoje, no nosso merecido dia, vamos fazer uma brincadeira diferente, embora muito comum entre os motociclistas: rotular o estilo de cada um.
Todos os leitores que acompanham este texto agora já devem ter chamado um amigo motociclista de “coxinha” por ele lavar a moto todos os finais de semana e não sair na chuva, ou tiraram sarro daquele parceiro de viagem por ele sempre andar com roupas (equipamentos) combinando com a moto e com a própria vestimenta. Bom, para nos homenagearmos entre si neste Dia do Motociclista, identificamos alguns estereótipos de motociclistas que vemos todos os dias pelas estradas e cidades de todo o País. Você se encaixa em algum deles? Lembrou de alguém quando leu? Pois então compartilhe com seus companheiros de estrada, divirta-se e curta o dia do motociclista com bom humor…
Motociclista comum – O motociclista comum é aquele cara que adora sua moto. Todo dia de sol ele desfila pela cidade e até “cai na estrada”, mas nada muito distante. É o típico ser humano que ama sua motocicleta, mas não se atreve a sair em uma chuva forte. De toda forma, faz das duas rodas seu estilo de vida.
Motociclista esportivo – O motociclista de motos esportivas pode ter dois ou mais lados. Tem aquele garoto de 18 anos que ganhou uma 1000 cc do pai empresário e que, sem nenhum conhecimento de pilotagem, acelera uma moto de1 litro colocando a vida dele e de outros em perigo – provando que só comprou aquela moto pela cavalaria. Mas há também os apaixonados por motos deste estilo. Estes têm entre 25 e 40 anos, e, apesar de mais responsáveis, se arriscam em estradas tortuosas pela simples adrenalina de acelerar e ralar a saboneteira. Ah, tem também o motociclista apaixonado por superesportivas que só (corretamente) anda em autódromos, os chamados track day, mas esses andam de carro durante a semana.
Motociclista chopper – Os motociclistas que veneram as motos chopper são cada vez mais comuns no Brasil. Antes eram vistos em programas de TV norte-americanos, mas agora já chegaram na sua vizinhança. Abastados, eles gastam uma fortuna para deixar a moto desconfortável, mas ao seu estilo. Enchem a boca para falar que não trocam peças e sim customizam suas bikes. Mas no fim das contas não conseguem deixar a cidade com seus motores de 1200, 1400 e 1600 cm³.
Motociclista custom – Os motociclistas apaixonados pelas motos custom são únicos. Compram o sonho de fazer parte do mundo custom e não se preocupam muito com desempenho ou vibração. E os que se preocupam com essas “características” adquire os acessórios necessários para deixá-la mais “pilotável” na mesma loja que lhe vendeu o sonhoEasy Rider. Alguns são jovens, mas a grande maioria, na faixa dos 40 anos, quer mesmo é sair para dar uma volta e chegar logo ao destino, que no fim importa mais do que o próprio rolé de moto.
Motociclista combinando – Sabe aquele amigo que adora comprar um modelo que tenha toda uma linha de equipamentos combinando com a moto escolhida? Então, eles são comuns por aí e normalmente estão a bordo de motos européias. Antes mesmo de sair da concessionária, compram o capacete, a bota, a luva, o parabrisa da moto e tudo que tem dinheiro, ops, direito – e já sai todo “combinandinho”. Mas no fim das contas vê a moto acumular poeira na garagem, ou simplesmente leva sua bigtrail para subir calçadas.
Motociclista urbano – O motociclista urbano é o que menos gosta de motocicletas. Sempre a bordo de seus scooters, eles gostam do veículo pela praticidade e a mobilidade que sua “moto” lhe oferece e, claro, por não desgastar seu sapato. Já entrevistei alguns por aí e eles são categóricos ao afirmar que “não gostam de motoqueiros”. Têm idéias mais parecidas com um motorista do que um motociclista.
Motociclista off-road – O motociclista off-road é tranquilo. Gosta mesmo é de juntar a galera e se deslocar para o fora de estrada, começando o percurso em uma cidade e, pela terra, chegando até outra. No meio do caminho param em uma cachoeira para ver a vista e esperar sua moto dois tempos esfriar.
Motociclista “motoqueiro” – Todo motociclista sabe que ser chamado de motoqueiro é quase uma ofensa. Mas por causa dos motoqueiros, a fama dos motociclistas se degrada, porque esse tipo de piloto não respeita regras, modifica toda sua moto para caber num espaço cada vez menor e pilota como se fosse pegar o último trem das 23h, mesmo com tempo de sobra na agenda.
Sei que ficou polêmico, mas também sei que muitos reconheceram amigos nestes estereótipos, mas lembre-se, o intuito é homenagear seu amigo de estrada, porque hoje é o Dia do Motociclista. PARABÉNS

Nenhum comentário:

Postar um comentário