terça-feira, 31 de julho de 2012

omparativo das Big-trails 2012


As Motos Big-trail nunca foram as mais populares entre as motos de grande cilindrada, mas ultimamente é a categoria que mais tem crescido em número de vendas e de opções disponíveis. Descubra porquê a seguir.

Nunca tivemos tantas opções de motos big-trail disponíveis. As big-trails estão caindo no gosto dos Brasileiros! Alguns motivos para isso incluem o conforto para viagens, a capacidade de uso off-road e o preço médio do seguro, geralmente mais baixo do que o das motos Street e Sport.
Neste comparativo, vou colocar motos de R$ 25.500 a R$ 42.800, que é justamente a faixa de valor das motos mais procuradas. Em um post futuro falarei das Maxi-trails.

Yamaha XT660R

Yamaha XT660R 2012
Yamaha XT660R 2012

A XT660R já é consagrada como uma Moto versátil e resistente. Com perfil mais off-road, a XT não decepciona nas trilhas e na cidade é uma moto incrivelmente ágil. O motor monocilíndrico de 48 cv não é o mais potente, mas responde muito rápido ao acelerador e consegue levar a moto a velocidades superiores a 170 km/h.
Contra a XT660R, estão o elevadíssimo preço do seguro, o tanque de combustível de apenas 15 litros, e o fato de ser a mais espartana de todas as motos do comparativo, já que não tem nem mesmo um marcador de combustível ou conta-giros.
De qualquer forma, ainda é uma boa opção, já que seu valor, depois de revisado pela Yamaha, caiu para R$ 25.500,00 – a moto mais barata deste comparativo.

Yamaha XT660Z Ténéré


Yamaha XT660Z Ténéré

A XT660Z Ténéré chegou recentemente, dias antes do Salão Duas Rodas. É uma big-trail consagrada lá fora, e que carrega o nome Ténéré, sinônimo de robustez e esportividade. A moto tem o mesmo motor monocilíndrico de 48cv refrigerado a água da XT660R, mas possui um conjunto mais voltado para viagens mais longas e para uso off-road mais intenso, tipo rally. A carenagem frontal, o para-brisa, e tanque maior são ideais para isso.
Contra a Ténéré 660, há o visual que não agrada a todos os gostos, e a concorrência: Pelo mesmo preço de R$ 33.000,00, dá para levar para casa uma BMW G650GS Sertão.

BMW G650GS


BMW G650GS 2012

A BMW G650GS é a Trail que fez a Yamaha abaixar o preço da XT660R. É uma boa opção de moto para uso off-road básico e para viagens. Apesar de ter o motor monocilíndrico ligeiramente menor, ele é mais potente, desenvolvendo até 50 cv de potência.
O que chama a atenção, e na minha opinião é uma vantagem, é que a G650GS possui rodas de liga leve e pneus sem câmara, sendo de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, o que torna ela uma excelente moto para uso urbano. Mesmo sacrificando um pouco suas capacidades off-road, as rodas encaram bem os terrenos acidentados. Basta ter cuidado.
Outra vantagem dela é o fato de possuir freios com ABS, que pode ser desligado caso necessário. O ABS é um acessório cada vez mais comum nas motos, e eu acho ótimo. Há também uma infinidade de acessórios originais de fábrica, como aquecedor de manoplas, tomada de 12V, cavalete central e protetor para as mãos.
Contra a G650GS está o fato da BMW não ter tantas concessionárias, o que limita suas vendas as cidades próximas das mesmas. A favor, está o preço do seguro, bem abaixo da média das outras motos.

BMW G650GS Sertão


BMW G 650 GS Sertão 2012

A BMW G650GS Sertão tem grande parte do conjunto da G650GS “normal”, com a diferença de ter rodas raiadas aro 21 e 17 e suspensão de curso mais longo, tudo para deixa-la melhor para o uso off-road. Também fazem parte do pacote um parabrisa mais alto, protetor de motor e protetores de mão.
No mais, a moto é a mesma, com a mesma versatilidade e itens de manutenção da G650GS, e sofre os mesmo problema da capilaridade da rede autorizada. O preço dela será de R$ 32.890,00 em Janeiro, quando começará a ser vendida.

BMW F800GS


BMW F800GS

Seguindo com as motos da BMW, a F800GS é diferente das anteriores. A começar pelo motor bicilindrico de 80 cv, bem mais vigoroso do que o das outras motos do comparativo. É uma moto apta ao uso off-road pesado, e também para uso urbano e para viagens. Ou seja, ela é boa para tudo. Graças ao baixo peso, é uma das motos mais fáceis de guiar.
A favor da F800GS estão o computador de bordo, completíssimo, o ABS, o controle de tração e as manoplas aquecidas. É a moto mais completa dentre as citadas aqui.
É claro que isso tem um preço, e por isso ela é a mais cara do comparativo, custando R$ 42.900. Ela já foi mais cara! Já chegou a custar mais de R$ 50 mil, mas o preço caiu muito quando ela foi nacionalizada. Até fiquei na dúvida se seria ou não o caso de incluir a F800GS no comparativo, já que seu preço é bem mais alto do que o das demais motos, mas acabei decidindo incluir pois acho que ela não se enquadraria também no segmento das maxi-trails, que são maiores e tem valores superiores a R$ 50 mil.

Honda XL700V Transalp


Honda XL700V Transalp

A Transalp é a Big-trail da Honda. Para muitos, esta é a única parte da análise que interessa, já que a Honda é, de longe, a marca que tem o maior número de concessionárias no Brasil. Mas não é só isso que faz da Transalp uma boa opção.
O motor bicilindrico em V de 680cc e 60cv é potente e garante bom desempenho para a moto, tanto em longas viagens em vias asfaltadas, quanto em trilhas e caminhos no meio do mato. A moto possui boa vocação para uso off-road, já que tem rodas raiadas, mas sendo a roda dianteira de 19 polegadas, fica claro que andar na terra é um favor que a moto está fazendo, e que o gosto dela é mesmo pelo asfalto.
Além disso, é possível comprar a Transalp com ABS, opcional de fábrica muito bem vindo nos dias de hoje.
Por R$ 31.800,00 na versão Standard e R$ 34.800,00 na versão com ABS, a Transalp se apresenta com uma boa relação custo-benefício. Resta saber se o preço do seguro vai intimidar os interessados, já que em geral, as motos da Honda possuem valor médio de seguro mais caro do que o de suas concorrentes.

Suzuki DL650 V-Strom


Suzuki V-Strom 650

V-Strom 650 é a aposta da J. Toledo. Apesar do modelo da Suzuki ter sido reestilizado lá fora, aqui no Brasil o modelo antigo ainda é vendido como novo.
A moto conta com motor bicilindrico em V de 650cc de 68 cavalos, que garante bom desempenho em viagens. O painel é completo e de fácil leitura, e o gigantesco tanque de 22 litros garante autonomia superior a 400 km.
As rodas de liga leve e os discos de freio flutuantes deixam claro que o lugar da V-Strom é o asfalto, mas os pneus mistos até encaram terra, desde que com cuidado, já que a moto é pesada.
Contra a V-Strom estão a concorrência, que apresenta opções mais interessantes por preço similar (R$ 32.900,00), a ausência de freios ABS (nem mesmo como opcional), e o fato de já sabermos que o modelo atual será substituído uma hora ou outra pelo modelo novo lançado lá fora.

Suzuki DL650 V-Strom 2012 (modelo novo)
A favor, há a rede de concessionárias, que é relativamente grande, e o valor do seguro, que costuma ficar bem em conta.

Kawasaki Versys 650


Kawasaki Versys 650 Tourer

A Versys, na minha opinião, nem pode ser considerada uma big trail, já que não é tão big, nem tão trail. Mas isso não quer dizer que seja uma moto ruim! Trata-se de uma versão mais alta da ER-6n, com motor ligeiramente modificado para ficar mais comportado.
A Versys possui rodas de liga leve de 17 polegadas, e pneus de moto street, 100% para asfalto, o que a princípio invalida qualquer possibilidade de uso off-road. Mas com as suspensões um pouco mais altas e de curso maior, até dá para pensar em encarar pequenas trilhas. Bastando para tal ter cuidado.
Mesmo assim, a moto se apresenta como uma opção muito versátil para uso em viagens e uso urbano. Há a possibilidade de comprar versão Tourer, com malas laterais e acessórios para viagem originais por R$ 33.749,00, o que faz dela uma ótima opção. A versão normal sai por R$ 29.900,00 sem ABS e R$ 33.900,00 com ABS.
Contra a Versys, está o visual de gosto duvidoso, a baixíssima capacidade off-road e a pequena rede de concessionárias, que limita muito o seu mercado.

Tabela comparativa

Organizei uma pequena tabela com as principais especificações, para facilitar a comparação dos modelos.
Atributos
Cilindrada
Cilindros
Potência Máxima
Torque Máximo
Tanque de combustível
Freios
Comprimento
Largura
Altura
Distância entre eixos
Distância mínima do solo
Peso em ordem de marcha
Curso suspensão dianteira
Curso suspensão traseira
Altura do Assento
Preço sugerido
Yamaha XT660RYamaha XT660Z TénéréBMW G650GSBMW G650GS SertãoBMW F800GSHonda XL700V TransalpSuzuki DL650 V-StromKawasaki Versys 650
660 cc660 cc652 cc652 cc798 cc680 cc645 cc649 cc
1 cilindro1 cilindro1 cilindro1 cilindro2 cilindros paralelos2 cilindros em V a 52º2 cilindros em V a 90º2 cilindros paralelos
48cv @ 6.000 RPM48cv @ 6.000 RPM50cv @ 6.500 RPM50cv @ 6.500 RPM84,48 cv @ 7.500 RPM60 cv @ 7.750 RPM68 cv @ 8.800 RPM64 cv @ 8.000 RPM
5,95 kgf.m @ 5.250 RPM5,95 kgf.m @ 5.250 RPM6,1 kgf.m @ 5.000 RPM6,1 kgf.m @ 5.000 RPM8,5 kgf.m @ 5.750 RPM6,12 kgf.m @ 6.000 RPM6,12 kgf.m @ 6.400 RPM6,2 kgf.m @ 6.800 RPM
15 litros23 litros14 litros14 litros16 litros17,5 litros22 litros19 litros
Sem ABSSem ABSABS opcionalABS opcionalABS de sérieABS OpcionalSem ABSABS Opcional
2.240 mm2.246 mm2.165 mm2.185 mm2.320 mm2.250 mm2.290 mm2.125 mm
845 mm865 mm920 mm920 mm945 mm907 mm840 mm840 mm
1.230 mm1.477 mm1.710 mm1.770 mm1.350 mm1.307 mm1.390 mm1.330 mm
1.505 mm1.505 mm1477 mm1.484 mm1.578 mm1.515 mm1.555 mm1.415 mm
210 mm245 mm185 mm205 mm261 mm177 mm165 mm180 mm
186 kg206 kg192 kg193 kg207 kg220 kg216 kg206 kg
225 mm210 mm170 mm210 mm230 mm177 mm150 mm150 mm
200 mm200 mm165 mm210 mm215 mm173 mm150 mm145 mm
865 mm895 mm780 mm880 mm850~880 mm841 mm820 mm845 mm
R$ 25.800R$ 30.500 (STD)
R$ 33.000 (ABS)
R$ 29.890R$ 32.890R$ 42.900R$ 31.800 (STD)
R$ 34.800 (ABS)
R$ 32.900R$ 29.900 (STD)
R$ 32.400 (ABS)
E ai? Que você achou do comparativo? Está pensando em comprar uma Bigtrail? Qual? Se tiver dúvidas, deixe um comentário!

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