sexta-feira, 27 de julho de 2012

Com a chegada da nova Falcon será o fim da linha para a XRE 300?




Quando foi lançada em 2008, a XRE 300 causou um grande burburinho no mercado motociclístico, especificamente por dois motivos, o primeiro pelo seu design um pouco polêmico, que agrada a muitos e desagrada a outros tantos e o segundo pela dura missão a qual ela foi incumbida, nada mais nada menos que substituir a XR 250 Tornado e NX4 Falcon ao mesmo tempo.

Passado algum tempo, pudemos observar que o fardo dado pela Honda à XRE 300 havia sido pesado demais, apesar de manter bons números de venda, sempre na liderança da categoria On-Off entre 250cc e 300cc, ela jamais conseguiu alcançar o status das suas antecessoras.

Chegado 2012, começaram a surgir rumores sobre a permanência da linha 300cc da Honda, especialmente sobre a XRE, não era incomum nas conversas entre amigos ouvir a pergunta “E aí a XRE vai sair de linha?”, ficava então aquela dúvida no ar.

A CRF 250L deve ser lançada em 2013 pela Honda.

Em meio a esses questionamentos a Honda lançou a CBR 250R (moto carenada com motor moderno e refrigerado a líquido) e registrou o nome CRF 250L no Brasil, dando pistas de seu futuro lançamento e confirmando a tendência da marca em trabalhar produtos mundiais. Assim, aumentaram ainda mais os rumores sobre a aposentadoria da XRE, pois a CRF 250L é a substituta ideal para quem amava a Tornado, uma moto apta para o uso urbano e incursões fora de estrada nos fins de semana.

Mesmo assim havia quem pensasse: “Tudo bem, a CRF 250L pode substituir a XRE para quem gostava da Tornado, mas, e para quem gosta de uma moto mais estradeira?”. Veio então o tiro de misericórdia, a Honda lançou a renovada Falcon 400i com injeção eletrônica, aumentando de vez a angústia dos admiradores da “bico de pato”.

Com a chegada da Nova Falcon será o fim da XRE 300?


Especulações no mercado motociclístico sempre vão existir, mas é fato que é muito difícil adivinhar (e entender) as estratégias dos fabricantes, mesmo assim, diante dos últimos acontecimentos podemos tentar explicar, através de um raciocínio lógico, o futuro desta fatia do line-up da Honda. Na minha opinião, apesar do lançamento da CBR 250R, a CB 300R não sairá de linha pelo menos até 2014, pois ocupa uma faixa de preço diferente da CBR e ainda agrada bastante ao público brasileiro, talvez precisando apenas de uma alteração no câmbio, passando a ter 6 marchas. O caso da XRE é mais delicado e acho que ela não passa de 2013, caso se confirme o lançamento da CRF 250L, o que faria a Honda reposicionar o preço da nova Falcon para o patamar da XRE C-ABS, algo em torno de R$ 17 mil. Resta-nos aguardar pelos próximos capítulos.

Um comentário:

  1. Dia 6 de novembro de 2017, a XRE 300 até hoje está em linha, a CB 300 já saiu para a chagada da CB Twister 250, a muitos boatos que a Tornado e a Falcon irão voltar, porque houve muitas reclamações dos cabeçotes trincados da XRE e da CB 300, " dizem " que as primeiras XRE de 2008 até 2012 não tem tantos problemas, já as de 2013 a 2015 são as bombas, não sei se é verdade, mais ...
    Aínda ficão muitas dúvidas, e só o tempo vai dizer que moto vai vir, ja estamos no final de 2017, boatos dizem que esse é o último ano da XRE, vamos esperar e ver qual a nova surpresa da Honda, pois a cada ano, as motos evoluem mais, só comparar, e ver a grande diferença, e imaginar daqui a 50 anos, noque estaremos andando ...

    ResponderExcluir