quinta-feira, 19 de julho de 2012

Teste Honda Shadow 750


Olá amigos, esta foi a vez da Shadow 750, a primeira impressão quando pilotei este belo modelo foi a melhoria em relação ao modelo anterior, referente a posição das pedaleiras e maior curso da suspensão.
Como sempre este tipo de modelo chama muita atenção por onde passa, com cromados que brilha muuuuito, dando um charme todo especial da motoca.
Vamos ao que interssa:
Testei o modelo na cidade, desde a hora do rush (SP) até uma estrada asfaltada que é seu habitat natural, passando por uma estrada de terra, simulando uma ida e volta a uma fazenda, sítio, etc.
Na cidade: Com prática da para ir ao trabalho sem problemas, mas indico não pegar o pico do trânsito na cidade (Base SP), pois terá maior dificuldade pela largura da moto e guidão, em avenidas com distâncias entre as faixas mais estreita. Más confesso que não liguei para isso, e pilotei ela na cidade em todos horários, claro que tive situação que a moto não passava e tive que dar passagem para motos menores e fiquei a vontade.
O consumo na cidade ficou entre 16,5Km/l a 18,5Km/h, sobre motor, ai adorei, muita força, muita saúde. Perfeito neste quesito.
Na estrada: Este seu habitat a que foi projetada, sei que sou pouco chato, mas vou descrever exatamente o que senti sobre o modelo como você leitor merece.
Quanto ao motor é excelente, com muito torque, dando muita segurança nas ultrapassagens, fornecendo potência na medida certa para estrutura da moto.
Tem um quesito que devemos tomar cuidado com a maioria das motos Custom, é a torção do quadro, em curvas de raios médio principalmente, você sente a moto dobrar quando existe um pouco de ondulações no piso, com garupa ela dobra mais. Estava a mais ou menos 120KM/h quando comecei a contornar uma curva e tive que tirar a mão do acelerador, a moto torcia e para não perder o controle era o certo a fazer. Gostaria de mais uma vez lembrar que isso é uma reação normal para este estilo de moto que foi projetada para passear e não fazer curvas.
Sobre a velocidade cruzeiro ela vai numa boa entre 138, 140 até 150Km/h, e atinge facilmente os 160Km/h mesmo carregada.
A velocidade máxima alcançada marcado no velocímetro foi de 183Km/h.
Consumo, achei econômica:
Velocidades de 120/130Km/h ela consumiu 21,91Km/l.
Velocidades de 140/160km/h (média +-150Km/h) ela consumiu 19,50Km/l.
Conforto: Bem, vai de gosto, eu não me agrado de pilotar com as pernas para frente e aberta, a princípio achei confortável, mas após umas horas pilotando na estrada, começei a sentir incômodo nesta posição. Más acho que é costume como tudo na vida, tenho amigos que adoram esta posição e não trocam por outro estilo.
As pedaleiras dianteira tiveram muita melhoria, foi retirado a plataforma do modelo anterior que raspava com freqüência no chão nas curvas, gerando insegurança, e agora ao invés da plataforma é uma pedaleira e foi deslocada para frente dando maior segurança nas inclinações nas curvas, não chegando a raspar normalmente como acontecia com o modelo anterior.
Na posição de pilotagem do piloto é boa, banco largo, espuma na medida certa, pilotos altos não terão problemas em vestir a moto. Com horas numa estrada o piloto cansa um pouco também pela posição ereta com o vento empurrando para trás o tempo todo, um para-brisa acho muito importante para aumentar conforto.
Agora para garupa a coisa pega: pedaleiras altas, banco estreito demais e caído para traz torna o garupa desconfortável o tempo todo, uma solução seria um encosto para garupa, isso ajudaria muito. Não só a Honda como outros fabricantes deveriam pensar em fazer uma moto deste estilo mais confortável para garupa, pois muitas mulheres acompanham seus maridos nas viagens.
Performance: Gostei muito das velocidades alcançadas, mas claro que o modelo não foi feito para isso, vamos as medições:
Vídeo:  Teste realizado no dinamômetro do modelo 2010 que utiliza a mesma motorização, relação, tudo igual modelo 2011. (Bateu 196Km/h cortando limitador)
Velocidade das Marchas
1° marcha 67Km/h 2° marcha 102Km/h 3° marcha 140Km/h 4° marcha 172Km/h 5° marcha 196Km/h
Na terra: Claro que não foi feita para isso, más quem não vai até um sítio no final de semana, seja de um amigo, ou o seu mesmo. Então resolvi simular como a motoca se comporta neste terreno. Resumindo, se saiu muito bem, só andar com cuidado, evitar bucaros que a viagem se torna tranqüila. ( A moto estava carregada com alforjes e garupa).
Freio: São muito bons, não tenho queixas e só elogio. Dianterio a disco e traseiro a tambor.
Cambio: Uma delícia de 5 marchas, macio, relação longa para aproveitar o grande torque do motor.
Transmissão Secundária: É feita por eixo cardã, e possui a vantagem de não ter manutenção durante vida útil da moto. Para quem não sabe este sistema perde um pouco de potência em relação a corrente.
Suspensão: Em relação a 2010 teve uma melhora, achei mais macia com curso do amortecedor trazeiro maior, não dando batente toda hora como no modelo anterior que incomodava dando trancos na coluna, sobre a dianteira é boa.
Painel: É simples, bonito e funcional, como características dos modelos custom, senti falta da marcação do nível de combustível.
Farol: Muito bom, achei o suficiente e não tive queixa neste quesito.
Resumindo: Moto excelente, econômica, muito torque dando maior segurança nas ultrapassagens, motor elástico,  no geral a Honda melhorou muito em relação modelo 2010, só falta mesmo pensar um pouco mais no garupa.

Um comentário:

  1. Qual a diferença entre a honda shadow, a yamaha midnight, a susuki boulevard, kawasaki vulcan? Qual o melhor custo benefício de estética, segurança,desenvolvimento, peças, manutenção,preço, etc?
    Saudações,

    ResponderExcluir