terça-feira, 17 de julho de 2012

Kawasaki Z-750 uma naked com apelo esportivo




Kawasaki Z-750 uma naked com apelo esportivo naked Z-750 chegou ao Brasil em 2010 juntamente com a instalação da Kawasaki no país. A motocicletaveio para ser a única nesta faixa de cilindrada, igualmente na Europa, onde faz sucesso desde 2003. Com o seu visual agressivo característico da família Z, ela se tornou objeto de desejo de muitos brasileiros.


Em qualquer lugar por onde a Z-750 passa ela chama a atenção, seja pelo seu belo design, quanto pelo som emitido de seu único escapamento com saída dupla. Basta acelerar acima dos 7 mil rpm para ouvir o ronco forte de seu motor, ou mesmo quando reduzimos, podemos sentir toda sua potência.

O pouco ângulo de esterço dificulta as manobras em baixa velocidade em meio aos veículos, entretanto, não é um problema para quem deseja utilizar a moto para o uso diário. O que também não é comum para a Z-750, tanto pelo seu preço como pelo seu porte. Com uma boa ciclística, os seus 230 quilos (modelo com ABS em ordem de marcha) são bem distribuídos e obedece facilmente o comando do piloto, tornando a motocicleta muito ágil.

O banco da Z-750 traz todo um design diferenciado em dois níveis. Para o piloto o espaço é amplo, porém, um pouco duro em relação a Z-1000, sua irmã mais velha. Em compensação, o banco do garupa é um pouco maior deixando o passageiro um tanto mais a vontade, contudo, não recomendo para longas distâncias.

A posição de pilotagem da motocicleta é confortável, o banco largo permite que o piloto se encaixe perfeitamente e tenha espaço para se locomover durante as curvas. É possível rodar durante horas sem se cansar, pois, a posição da pedaleira é pouco avançada.

Com uma proposta esportiva esta naked da Kawasaki com motor de 748cc, capaz de gerar 106 cv a 10.500 rpm obtém ótimos resultados quando falamos de velocidade. Entretanto, quando estamos rodando abaixo dos 6 mil giros a moto aparenta não ser uma 750cc, um pouco fraca, mas, quando se ultrapassa a casa dos 7 mil rpm a motocileta dispara. Quando reduzimos para entrar em uma curva, e logo voltamos a acelerar, sua retomada é boa, superior as nakeds de 600cc.

Sua suspensão dianteira invertida com o curso de 120 mm responde muito bem quando aceleramos em grandes e médias curvas. Já em curvas mais fechadas a frente não passou tanta confiança, tremendo um pouco e parecendo perto de seu limite. (A Z-750 possui ajuste no retorno e na pré-carga da mola, porém, não alteramos). Na parte traseira a suspensão foi muito eficiente, ela também possui ajustes em 7 níveis, o que facilita para quem deseja uma pilotagem forte a agressiva.

O seu torque de 8,0 kgf.m a 8.300 rpm é ideal para manter uma marcha constante na motocicleta acima dos 6 mil giros. Também é possível andar dentro da cidade em quarta marcha com baixas rotações, o que favorece o consumo de combustível, que ficou na faixa dos 15.5 km/litro.

O sistema de freios da Z-750 é muito eficiente, mesmo nas frenagens emergenciais em alta velocidade e, principalmente no modelo testado, equipado com sistema de freios ABS. Rodando com a pista molhada podemos ver a eficiência do sistema antitravamento, o que dá maior segurança para pilotos com pouca experiência.

Finalizando, a Z-750 é a naked ideal para quem deseja uma moto acima das 600cc, porém, com uma dosagem menor que as 1000cc. O seu motor é uma delícia, responde muito bem e empolga quando enrolamos o acelerador. Seu apelo esportivo e um design muito agressivo chama a atenção por onde passa. O seu preço é de R$ 33.990,00 na versão standard e R$ 37.390,00 na versão ABS.

O jornalista usou nos testes jaqueta e calça Race Tech, capacete e luvas Joe Rocket e botas Tutto Moto.

Kit de peças
Filtro de óleo: R$ 37,80
Filtro de ar: R$ 170,88
Pastilha dianteira: R$ 199,64
Pastilha traseira: R$ 199,64
Lâmpada do farol: R$ 74,82
Pneu dianteiro original: R$ 636,49
Pneu traseiro original: R$ 895,57
Kit relação: (coroa R$ 226,28), (corrente R$ 545,38) e (pinhão R$ 125,89)

Serviço
Cotação de Seguro (*)
A vista R$ 3.964,67
Franquia R$ 6.912,03
(*) Perfil médio: Homen, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (zona sul ou zona oeste, por exemplo).


Ficha técnica
Motor: 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida
Cilindrada: 748 cc
Diâmetro x curso: 68,4 x 50,9 mm
Taxa de compressão: 11,3:1
Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas
Potência máxima: 77,7 kW (106 CV) / 10.500 rpm
Torque máximo: 78 N•m (8,0 kgf•m) / 8.300 rpm
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: Bateria e bobina (ignição transistorizada)
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: Lubrificação forçada (cárter úmido)
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de acionamento: Corrente de transmissão
Sistema de embreagem: Multidisco, em banho de óleo
Tipo de quadro: Espinha dorsal tubular (com sub-quadro do motor)
em aço de alta elasticidade
Suspensão dianteira: Garfo invertido de 41 mm com retorno
e pré-carga da mola ajustáveis
Suspensão traseira: Uni-Trak com amortecedor a gás, com
retorno e pré-carga da mola ajustáveis em 7 níveis
Curso da suspensão dianteira: 120 mm
Curso da suspensão traseira: 124 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro: 180/55ZR17M/C (73W)
Freio dianteiro: Disco duplo de 300 mm em forma de pétala, pinça dupla com pistão duplo
Freio traseiro: Disco simples de 250 mm em forma de pétala, pinça com pistão simples
Ângulo de direção (esq. / dir.): 31° / 31°
Dimensões C x L x A: 2.085 mm x 805 mm x 1.100 mm
Distância entre eixos: 1.440 mm
Distância do solo: 155 mm
Altura do assento: 815 mm
Capacidade do tanque: 18,5 litros
Peso em ordem de marcha: 226 kg/ 230 kg (c/ ABS)
Cores:Candy Lime Green, Metallic Spark Black, Pearl Blazing Orange

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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