domingo, 29 de julho de 2012

Tony Stark, McGyver existem?


O verdadeiro Tony Stark: Como eletricista francês encalhado no deserto marroquino reconstruiu seu carro destruído como uma moto e levou de volta à civilização.

Em 1993, o eletricista francês Emile Leray com 43 anos na época decidiu cruzar o deserto do Sahara a bordo de seu vintage Citroen 2 CV.
Após ter seu carro bastante danificado, passou por situações que deixaria qualquer um maluco, ficando encalhado num deserto marroquino, na região da cidade marroquina de Tan-Tan.
O carro
Na sua jornada, ainda de carro, foi parado em um posto militar e informado que tratava-se de área restrita e de que ele não podia seguir adiante. Não quis voltar a Tan Tan,  e decidiu ir pelo percurso off-road para contornar  a tal área.
Infelizmente, o terreno rochoso e acidentado logo causou problemas e ele perdeu o controle do carro antes de bater em uma rocha. O impacto causado ao eixo e à barra de direção do carro tornando-o incontrolável.
Segundo Emile: “Na África, que eles chamam o carro de “camelo de aço”, porque ele vai em todos os lugares – desde que você dirigi-lo suavemente.  Obviamente que eu não fiz isso e acabei quebrando-o”.
Ele se viu obrigado a reconstruir seu Citroen 2 CV, ou melhor, transformá-lo em uma moto improvisada, criando sua dramática fuga daquelas condições.
Como a aldeia mais próxima estava a pelo menos 20 quilômetros de distância, Emile achou  ele seria capaz de fazer isso a pé.
Depois de considerar as suas opções, Emile decidiu que sua melhor curso de ação foi a utilização de partes de seu carro para criar uma moto improvisada.

A transformação

Começou com a retirada da lataria do Citroen, que já virou seu abrigo. Sua “engenharia” converteu o para-choque traseiro em um assento rudimentar. Encurtou o chassis. Posicionou o motor e câmbio no meio do veículo de forma a tentar criar um veículo que pudesse transportá-lo com segurança.
Felizmente, ele tinha uma pequena reserva de suprimentos médicos, água por vários dias e algumas ferramentas, incluindo uma serra. Ele pensou que iria levá-lo apenas alguns dias para construir a moto, mas no final levou  12!
Após ter condições de fazê-la andar, Emile ainda foi pego pela polícia marroquina, que o levou até o vilarejo mais próximo, e é claro,  aplicou-lhe uma multa porque os documentos de registo para o seu carro já não correspondia “àquilo” ele estava dirigindo… Risos.  Nesse momento tinha apenas meio litro de água na reserva.
” – Eu não poderia ter voltado a pé – estava longe demais. Eu me coloquei no que chamamos de modo de sobrevivência. Comi menos,  monitorei minhas reservas de  água e de alimentos para que durassem o maior tempo possível “.
Apesar dessa história ter aparecido brevemente  na televisão francesa na década de 1990, o Sr. Leray não divulgou suas façanhas, e só recentemente após aparecer em um site de automobilismo, esses fatos foram amplamente divulgados.
Sr. Leray, agora com 62 anos, vive no noroeste da França, tem sido comparado à ação herói Tony Stark e seu super-herói Homem de Ferro, que era conhecido por sua capacidade de engenharia engenhosa.
O mecânico ficou conhecido o mecânico mais radical do mundo. Mas pra mim, parece-se mais com o eterno McGyver!  E eu que nunca tinha visto uma “moto Citröen”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário