sexta-feira, 20 de julho de 2012

Nova Trophy 1200 apresenta-se em dois ''sabores''



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Demorou algum tempo mas finalmente a Triumph decidiu apresentar oficialmente (pois as fotos espia já tinham mostrado quase tudo…) a sua nova turística para 2013: a Trophy 1200.

Se o motor e o design já eram do conhecimento público há alguns meses, durante a apresentação oficial nos “Triumph Tridays”, que decorreram no passado fim de semana na Áustria, ficámos a saber que a Trophy chega em Setembro próximo e em dois “sabores”: a versão base e ainda a mais “high tech” Special Edition – SE.

Com a chegada desta nova Trophy 1200 a Triumph soma já três motos novas nos últimos dezoito meses, uma profunda renovação da vasta gama da marca sediada em Hinckley, e que, é acompanhada pela utilização das mais avançadas ajudas eletrónicas.
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Quanto à unidade motriz da nova Trophy, esta turística compartilha o mesmo tricilíndrico da Triger Explorer, com 1.215 cc capazes de disponibilizar 134 cv às 8.900 rpm. Além disso, a transmissão por veio foi revista em termos de durabilidade e, a marca britânica anuncia que a Trophy 1200 terá de passar pela oficina para revisões menores a cada 16.000 km e, as revisões mais profundas serão a cada 32.000 km.

Com uma ciclística otimizada ao máximo para oferecer conforto nas grandes viagens, a Triumph trabalhou afincadamente ao nível da aerodinâmica da moto, com as carenagens e o ecrã regulável eletronicamente a complementarem-se de forma perfeita.
Quanto à tecnologia que acompanha as novas Trophy 1200 e a versão SE, é precisamente neste ponto que conseguimos diferenciar as duas versões.

A Trophy 1200 SE dá uso às últimas inovações em termos de controlo das suspensões e conta com uma forquilha WP ajustável eletronicamente com modos Sport, Normal e Comfort. A versão base conta com a mesma forquilha mas com um curso um pouco maior, de 130 mm, enquanto a regulação é manual. Atrás a fórmula é semelhante, com o monoamortecedor WP, com reservatório de óleo externo, a ser regulável manualmente na versão base, enquanto na mais sofisticada SE conta com regulação eletrónica.
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O acelerador ride-by-wire da Trophy permitiu à Triumph a utilização do sistema de “cruise control” (controlo da velocidade) e também do controlo de tração desconectável. Na travagem contamos com sistema ABS combinado.

Outros equipamentos instalados nas novas Triumph Trophy 1200 são os faróis ajustáveis eletronicamente, altura dos assentos reguláveis (tanto para condutor como para passageiro), uma porta luvas que esconde uma tomada de 12V e para estacionar a moto com toda a segurança, um descanso central.
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Também em destaque neste novo modelo britânico está o exclusivo sistema “Triumph Dynamic Luggage System”, uma novidade que contribui para manter equilíbrio da moto, pois permite que cada mala lateral (incluída de série), com capacidade de 31 litros, oscile num arco que pode atingir os 5º de inclinação, melhorando assim a segurança e estabilidade em andamento.

Mas se as duas malas laterais não chegam para as suas viagens, então a Triumph disponibiliza, como extra, uma “top-case” com capacidade para armazenar até 55 litros! Esta opção é do tipo “plug&play”: o mecanismo de encaixe permite colocar a retirar a top-case rapidamente e sem necessidade de ferramentas.
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Para além disto tudo, a Triumph inclui na edição mais exclusiva Trophy 1200 SE, um sistema muito completo de áudio, com tecnologia Bluetooth, entrada USB e compatibilidade com iPod e leitores MP3 e, para finalizar, um ecrã LCD em que podemos visualizar um conjunto vasto de informações, incluindo a pressão dos pneus.

De acordo com a Triumph, as novas Trophy 1200 e Trophy 1200 SE começam a sair da linha de produção em Setembro próximo, chegando aos concessionários da marca provavelmente em Outubro. Os preços ainda não estão definidos.

Aqui ficam alguns dados técnicos das novas Triumph Trophy 1200

Motor: tricilíndrico 1.215 cc, refrigeração por líquido
Potência: 134 cv às 8.900 rpm
Embraiagem: multidisco em banho de óleo
Caixa: seis velocidades
Transmissão final: por veio
Quadro: dupla trave em alumínio
Pneu (frente – trás): 120/70-17’’ e 190/55-17’’
Suspensão frontal: forquilha telescópica WP com 130 mm de curso, regulação manual. Na SE forquilha WP com 127 mm de curso e regulação eletrónica
Suspensão traseira: monoamortecedor WP com reservatório de óleo externo com 120 mm de curso. Na SE a regulação é eletrónica
Travões frente: dois discos de 320 mm, pinças radiais Nissin de quatro pistões. ABS combinado
Travões traseiros: um disco de 282 mm, com pinça convencional de dois pistões Nissin
Altura do assento: 800 a 820 mm (ajustável)
Distância entre eixos: 1.542 mm
Capacidade do depósito de combustível: 26 litros
Peso (a cheio): 301 kg
Estará a Triumph a seguir o bom caminho em termos de aposta no design semelhante à concorrência alemã? Deixe o seu comentário em baixo


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