quinta-feira, 12 de julho de 2012

Melhor custo/benefício faz Dafra passar Suzuki



A Haojue é uma fábrica chinesa que fornece motos para diversas empresas, entre elas Suzuki e Dafra. Para o Brasil ela envia Suzuki Burgman 125, Yes 125, Intruder 125, GSR 150i, Dafra Smart 125 e Riva 150. São produtos de qualidade reconhecida, pois quatro deles estão no mercado por um tempo considerável e vendem bem.

Objetivando a terceira colocação no ranking de vendas, a Dafra adotou uma política de preços bastante agressiva, fazendo com que seus produtos tenham ótimo custo/benefício. Com Apache 150 por R$ 6.090 e Next 250 a R$ 10.190, a empresa brasileira conseguiu ficar atrás da Yamaha em Maio deste ano na contabilização de emplacamentos. Um feito e tanto se for considerada a presença de uma marca como a Suzuki.

A japonesa, por outro lado, costuma exagerar na hora de etiquetar seus produtos. Um bom exemplo é a GSR 150i, vendida por R$ 6.829. Ela se tornou uma das mais caras da categoria, perdendo apenas Yamaha Factor 125 ED (R$ 6.920) e Honda Titan 150 ESD (R$ 6.980) e EX (R$ 7.480).


A Riva 150 está sendo comercializada por R$ 5.090 e na prática ela não é muito inferior à GSR 150i, que compartilha a fábrica. Mesmo que não tenha injeção eletrônica ou uma 6ª marcha, a Riva surpreende pela qualidade construtiva e pelo desempenho. Seu custo/benefício permanece imbatível na categoria. 

Tudo isso foi refletido no mercado e colocou a Suzuki em desvantagem. Na tabela de emplacamentos a Fenabrave mostra a Dafra com 2,27% do mercado e a rival com 2,19%. No Top10 Maio a Riva (1027 unidades) superou a Yes (566) e a GSR (742). No acumulado a Suzuki está com 2,26% e a Dafra com 2,01%, mas ainda resta a outra metade do ano.

Caso não aja com rapidez, a Suzuki pode terminar 2012 na quarta colocação, atrás da Dafra. É uma vergonha para uma marca mundialmente conhecida e prestigiada.

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