segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

No Ceará, quantidade de motos supera em 71% a de habilitados



Segundo o Detran do Ceará, o interior do estado nordestino tem uma frota de 701.337 motos para 408.050 pessoas habilitadas para conduzi-las. Falta de fiscalização, analfabetismo, custo da CNH são as principais causas do problema.

O estado tem 194 municípios, mas 53 têm trânsito municipalizado e apenas 10 fazem uma fiscalização de fato, segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, Túlio Studart. Os prefeitos alegam falta de recursos. Por conta disso, no interior qualquer pessoa sem capacidade e sem capacete pode conduzir uma moto; basta ter  mínima força física para isso.

O analfabetismo também faz com que milhares de pessoas conduzam motos sem habilitação. Cearenses de mais idade, herdeiros de um estado pobre, trocaram suas bicicletas e jumentos por motos e nunca se preocuparam com segurança. Há, ainda, os analfabetos funcionais que não têm capacidade de passar nos exames da CNH. O estado sempre teve uma educação pública de baixíssima qualidade.

Outro fator que desencoraja a obtenção de CNH é o custo. Devido à distância da capital, da falta de concorrência ou mesmo ao cartel, várias centros de formação de condutores cobram cerca de R$ 1.300 pela CNH A. O governo do estado tenta mudar a situação com a CNH Popular, que dá a pessoas de baixa renda a possibilidade de ter gratuitamente habilitação para conduzir motos.


Fonte: http://www.motoreport.com.br/2012/10/no-ceara-quantidade-de-motos-supera-em.html#ixzz2E1gMawPc

Nenhum comentário:

Postar um comentário