terça-feira, 18 de dezembro de 2012

10 Filmes sobre Motocicletas




Motos no cinema são sinônimo de rebeldia, de liberdade.
Alguns filmes giram em torno delas. Já outros têm cenas tão marcantes envolvendo motocicletas, que só nos lembramos delas quando pensamos no filme.
Selecionei 10 filmes sobre o tema, mas estejam à vontade para acrescentar outros.


1.  Diário de Motocicleta (a viagem de Che Guevara, então um jovem estudante de medicina, e seu amigo Alberto Granado pela América do Sul a bordo de uma moto, apelidada "La Poderosa", nos oito primeiros meses, até ela quebrar e eles terem que seguir de carona. brilhante road movie de Walter Salles)


2.  Os Doze Trabalhos (recém saído da Febem, o jovem Héracles consegue um emprego de motoboy e terá que realizar 12 tarefas num dia, cruzando os bairros de São Paulo e superando todo tipo de provação para ser efetivado. uma leitura urbana e moderna do mito de Hércules, num ótimo filme nacional)


3.  Caro Diário (dividido em três partes, o filme misto de documentário e comédia, onde o diretor Nanni Moretti nos leva pela Itália em sua vespa, registrando tudo que acha interessante. ótimo filme, ganhador do prêmio de direção em Cannes 1994)


4.  Spetters (filme holandês de 1980, dirigido por Paul Verhoeven. conta a história de três amigos, pilotos amadores de motocross, seus dramas pessoais, seus amores e seu ídolo, um piloto bem sucedido vivido por Rutger Hauer. um filme curioso, com um pouco da juventude holandesa da época)


5.  Sem Destino - Easy Rider (no final dos anos 1960, dois hippies - Peter Fonda e Dennis Hopper - saem de Los Angeles e atravessam o país até New Orleans em suas motos, vivenciando a liberdade, mas também o preconceito. clássico maior da contra-cultura, com Jack Nicholson ótimo na pele de um advogado que os acompanha)


6.  O Selvagem - The Wild One (Marlon Brando é o líder de uma gang de motoqueiros, que se instala numa cidadezinha. lá ele se apaixona pela filha de um policial, mas terá que enfrentar uma gang rival, antes de provar à cidade que pode ser um bom rapaz. rebeldia em estado puro)


7.  The Wild Angels (Bruce Dern é um membro de uma gang de motoqueiros, que é ferido pela polícia numa tentativa de fuga, Peter Fonda - anos antes de Easy Rider - é o líder do grupo, que vai resgatá-lo no hospital. o filme de Roger Corman teve participação dos Hell's Angels e causou muita polêmica por onde passou)


8.  Evil Knievel (biografia do famoso motociclista acrobático - interpretado pelo canastrão George Hamilton -, que relembra sua vida pouco antes do mais importante salto de sua carreira. algumas das cenas de saltos teriam sido feitas pelo próprio Knievel, então - em 1971 - em plena atividade. não é um bom filme, mas retrata uma lenda do motociclismo. foi refilmado para TV em 2004)


9.  Fugindo do Inferno (em 1943, os nazistas resolvem juntar no mesmo campo, os prisioneiros de guerra que mais fugiram anteriormente, mas isso foi um erro. juntos eles preparam uma fuga espetacular. o filme é mais lembrado pela famosa fuga de motocicleta de Steve McQueen, que teria sido inserida por exigência do ator para ele demonstrar suas habilidades na moto e aumentar sua presença na tela... seja como for, ficou genial e virou referência) 


10.  Motoqueiros Selvagens (quatro amigos de meia-idade - Tim Allen, John Travolta, Martin Lawrence e William H.Macy - decidem dar um tempo em suas vidas tediosas e cair na estrada sem destino. mas muita coisa vai aparecer no seu caminho. comédia com boa premissa, bom elenco, mas que não decola por ausência de um bom roteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário