terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Halcyon 50 é clássica dos anos 20 feita em 2012


A Halcyon 50 é produzida pela Janus Motorcycles, uma pequena fábrica norte-americana localizada em Goshen, Indiana
A moto acima parece ser mais uma bela peça de colecionador produzida na década de 1920 que está indo à leilão por alguma quantia obscena. Mas não é o caso. Esta é uma Halcyon 50, modelo produzido pela Janus Motorcycles em 2012! Fundada por Devin Biek e Richard Worsham, veteranos das oficinas de customização, a Janus é uma pequena marca com sede na cidade norte-americana de Goshen, Indiana, que fabrica motocicletas artesanais com design alusivo aos primórdios do motociclismo.
Por enquanto, a pequena fábrica produz apenas duas variações da Halcyon: a Basic e a Standard, que vem com bolsas laterais, amortecedor dianteiro hidráulico, partes polidas e pintura feita à mão. Ambas são equipadas com o mesmo motor monocilíndrico dois tempos de 49,9 cm³ da espanhola Derbi, que é capaz de gerar até 9,8 cv. As motos custam 3.900 e 5.300 dólares, respectivamente, algo em torno de R$ 8.100 e R$ 11 mil.
Feita à mão, a Halcyon 50 conta com bolsas laterais e um motor monocilindrico de 49,9 cm³
Entretanto, a Janus  faz questão de frisar que seus modelos não são réplicas ou simplesmente retrô. “Nós não a desenhamos para emular um período da história. Elas são contemporâneas. Máquinas práticas que celebram alguns dos nossos aspectos favoritos do design de motocicletas ao longo do último século”, explica a marca sobre a sua escolha em fabricar motos com visual antigo.
A pequena fabricante também tem planos de produzir futuramente modelos com motores de 125 e 250cc, mas que continuem indo ao encontro à filosofia da marca: oferecer motos leves, estilosas e fáceis de pilotar. Ou, como eles mesmos se definem: “Estamos fabricando motocicletas para homens e mulheres de todas as idades que podem não ver a si mesmos como “pilotos” ou capazes de andar a 300 Km/h, mas amam a liberdade e a mobilidade que a motocicleta permite”. Uma descrição que valeria para qualquer um de nós também, certo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário