terça-feira, 10 de julho de 2012

Yamaha R1 encara as dunas do Marrocos


Peterhansel salta como se estivesse pilotando uma bigtrail
Os amantes do off-road com certeza conhecem Stephane Peterhansel. Afinal, o piloto francês, hoje com 46 anos, é uma lenda no Rally Paris Dakar. Conquistou seis títulos na categoria motos (sempre com Yamaha) e mais quatro na categoria carros, tudo isso, vale dizer, no rali que é considerado o mais difícil do mundo. Agora Peterhansel volta a fazer história no deserto africano.
Os comandos foram alterados para melhorar o controle sobre a moto
Dessa vez, o francês resolveu enfrentar as areias de deserto novamente ao guidão de uma Yamaha, mas desta vez com a superesportiva YZF R1. Isso mesmo! Não se trata da Super Ténéré, com a qual foi campeão do Dakar, mas sim de uma superesportiva de 1000 cc e 182 cavalos de potência para transpor as dunas da região de Merzouga, no Marrocos. Numa produção especial para a revista da qual é diretor editorial, a L’Integral, o piloto se embrenhou na areia e realizou manobras incríveis, que só as imagens dos fotógrafo Alain Lecorre e François Rophé conseguem explicar.
Controlar 182 cavalos de potência nas areias finas do Marrocos não é tarefa para qualquer piloto
Claro que a moto utilizada contou com algumas alterações em relação ao modelo que podemos encontrar nos concessionários Yamaha: os comandos  foram elevados para permitir um melhor controle da moto na areia fina e a Michelin criou um conjunto de pneus especialmente para a ocasião. Partindo de pneus slick, foram feitos sulcos com uma faca para garantir aderência na areia, o que se revelou indispensável para a R1 mostrar toda a sua força nas dunas. Mas convenhamos, só mesmo uma lenda da Paris-Dakar para se arriscar com uma R1 nas enormes dunas africanas. (por André Jordão)
Sem os rasgos no pneu a R1 não conseguiria encarar tanta areia 
Com 10 títulos no Rally Dakar (6 nas motos e 4 nos carros), Peterhansel faz tudo isso parecer normal

Nenhum comentário:

Postar um comentário