terça-feira, 10 de julho de 2012

Nova Honda Biz 100 2013. A pequenina voltou.



Quando a Honda lançou a C 100 Biz, em 1998, versatilidade, praticidade e economia foram alguns dos atributos que chamaram a atenção do público. Depois ela evoluiu, aumentando a cilindrada para 125 cc e a ter injeção eletrônica e sistema flex de alimentação de combustível. Só que o preço subiu muito e muitos consumidores ficaram sem opção de entrada na marca, já que a POP 100 não agrada a todos.

Para isso a Honda faz um ajuste na linha de baixa cilindrada, lança a Biz 100 2013 e descontinua a Biz 125 KS, versão mais simples da Biz 125 Flex. A moto tem duas versões – KS e ES – que se diferenciam apenas pela partida elétrica. Os preços de lançamento tentam distanciá-las da Biz 125: a Biz 100 KS custa R$4.710,00 e a versão ES R$5.290,00.

Assim, o modelo Pop 100 recebe a Biz 100 como companheira que chega para oferecer mais uma opção de motocicleta acessível de baixa manutenção, versátil e com visual diferenciado. O motor é um OHC de 97,1 cm³ e tem desenho mais moderno, seguindo a linha das Biz 125. Os freios são a tambor tanto na dianteira quanto na traseira, e o chassi é o tradicional em tubos de aço, simples e confiável.

A Biz 100 chegará nas lojas agora em julho e a Honda mostra que não está disposta a perder qualquer espaço, por menor que seja. Dentro do segmento Cub, a Honda já detém hoje quase 90% e tudo indica que esta participação pode aumentar ainda mais, tornando-a praticamente hegemônica neste importante segmento de entrada.

As duas versões da Biz 100 – KS (partida a pedal) e ES (partida elétrica) – destacam-se pela simplicidade de pilotagem, robustez e muita economia. Elas oferecem aos motociclistas uma pilotagem leve, graças ao seu peso de menos de 100 quilos e à baixa altura do assento, de 753 mm. Visualmente a moto é a mesma que já consagrou outros modelos da linha Biz e conta com o escudo frontal que protege o piloto contra a ação do vento e intempéries, interessante também o grande espaço sob o banco longo e confortável.



O painel de instrumentos mudou. Conta com hodômetro total e marcador de nível de combustível. O farol e piscas da Biz 100 receberam refletores multifocais e na traseira, a lanterna e os piscas independentes dão boa visualização nas cidades. Também como as outras Biz, conta com porta objetos abaixo do assento, que oferece grande praticidade aos motociclistas, as alças laterais auxiliam na fixação de pequenas cargas sobre a parte traseira do assento.

A Biz 100 é equipada com uma variação do motor da 125. Tem comando de válvulas no cabeçote (OHC), carburador com 15,9 mm de diâmetro de venturi e 97,1 cm³ de cilindrada. Tem desempenho satisfatório, alcançando potência máxima de 6,43 cv a 7.000 rpm, e torque de 0,71 kgf.m a 4.000 rpm.

A alimentação é feita por carburador, e a ignição é do tipo CDI (ignição por descarga capacitiva). Além disso, a motocicleta recebe um moderno sistema de catalisador. O dispositivo reduz a emissão de gases poluentes à atmosfera, fazendo com que a motocicleta atenda, em níveis bem baixo, aos índices de emissão (CO/HC/NOX), estabelecidos pelo Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

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