domingo, 8 de julho de 2012

Uma 125 com cara de R1, conheça a Yamaha YZF R125.





Ideal para começar do zero nas esportivas, a YZF R125 tem elementos incomuns para uma moto da sua categoria. Tudo para ficar mais parecida com as demais esportivas Yamaha. Esta bela moto é sucesso de vendas na Europa, onde o segmento das esportivas de 125cc já faz sucesso a vários anos.




A "pequena R1" foi renovada, seu novo motor é um monocilíndrico, 4T, OHC, 4 válvulas, refrigerado a água, com injeção eletrônica, atingindo 15 CV a 9.000 rpm. A Yamaha quer conquistar o público mais jovem com um produto muito bonito e realmente bom.




O Motor totalmente novo e pensado para essa moto, feito pela italiana Motori Minarelli da Yamaha Co. Segue as normas ecológicas Euro 3, é alimentado eletronicamente, tem 2 catalisadores no escape e um sistema que introduz o ar no escape para fazer uma combustão completa reduzindo a emissão de poluentes (semelhante à válvula Pair da Honda). O monocilíndrico gera torque de 1,25 kgm a 8.000 rpm, muito bom para a categoria 125 cc.





Ela roda muito suave, tem 6 marchas, embreagem hidráulica e os engates são macios e precisos.




Parece ter maior cilindrada quando a vemos, tem componentes similares aos da R6 e R1, chassi em aço de viga dupla Deltabox, balança traseira de braço duplo em alumínio como a R6, suspensão dianteira convencional com barras de 33 mm de diâmetro e 130mm de curso, atrás um amortecedor de 125 mm preso por link.




As suspensões são ótimas para uma 125, com rodas de 17" e pneus 100/80 na frente e 130/70 atrás, perfeitos para ela. Tem 1.355 mm de distância entre eixos, dando agilidade para que corra dentro dos seus 120 km/h. Tem comprimento total de 2.015 mm, e boa posição de pilotagem comparada com as concorrentes. Proteção aerodinâmica acertada como as irmãs R6 e R1.




O painel é completo, velocímetro analógico e mostrador digital em LCD que indica todas as funções e emite sinal sonoro avisando se algo vai mal, como o aumento da temperatura. Escape ao estilo Moto GP, do lado direito como a R6. A rabeta tem luz de freio em led formando uma fila, e os freios Brembo dispensam comentários no mundo das esportivas.



As marchas têm uma relação mais longa entre elas. A frenagem não pode ser tão bem explorada por motivos claros, mas as pinças trabalham muito bem e de excelente tato, muito eficaz. Dentro da cidade o funcionamento geral também é suave e macio.



A posição de condução é mais relaxada, a altura em relação ao solo é boa e o raio de giro do guidão poderia ajudar mais em muitas situações.



Em Portugal esta pequena jóia custa aproximadamente 3 mil Euros, cerca de R$ 7.600,00. Não há previsão de que a Yamaha traga esse modelo oficialmente para o Brasil, então, resta-nos sonhar...

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