terça-feira, 3 de julho de 2012

RECONSTRUIDA


MV Agusta tem período longo de datas comemorativas e reconstrói clássica de Agostini.

Em preto e branco, moto é reconhecida até hoje pelas cores vermelha e prata.

Depois da 2ª Guerra Mundial, viajar pela península itálica ou no exterior para alcançar os circuitos de corrida era uma verdadeira aventura. Aqueles anos assistiram o surgimento de várias empresas italianas de motocicletas que começaram a participar das competições e algumas conseguiram vitórias e projeção em nível mundial.
 
Giacomo Agostini em uma de suas inúmeras vitórias com a MV Agusta
Dentre estas muitas marcas italianas, a MV Agusta foi uma das que mais vitórias conquistou. A marca de Varese foi 37 vezes Campeã Mundial de Construtores, 38 vezes Campeã Mundial de Pilotos, venceu 275 GPs, 46 títulos italianos e tem 3.098 troféus, um recorde que talvez permaneça para sempre inigualável.


Moto é destaque dentro do museu da MV Agusta.
 
Para celebrar estes 60 anos de sucesso, será celebrada em 23 e 24 de Junho de 2012 em Cascina Costa di Samarate, o “MV Agusta Revival”, um dos eventos mais tradicionais da Europa e que no ano passado contou com a participação de mais de 10 mil motociclistas de todo o mundo. Este ano o evento comemora também o aniversário histórico do primeiro título mundial na classe 125 e a primeira vitória na classe 500 no Mundial Nações, que ocorreu no GP de Monza em 1952, com Leslie Graham.
 
“É nossa responsabilidade lembrar a história da MV Agusta, a história do motociclismo italiano e de seus pilotos. A MV Agusta assumiu a responsabilidade de nos reunir para reviver as emoções do passado”, fala o presidente do International Motoclub MV, Luigi Genoni. Estarão presentes no evento alguns campeões italianos e estrangeiros como Agostini, Ubbiali, Bonera, Sandford.
 
Mais informações podem ser obtidas no link www.motoclub-mvagusta.it.
 
CLÁSSICA RECONSTRUIDA

O mais vitorioso piloto do Mundial de Motovelocidade, o italiano Giacomo Agostini, vencedor de 122 grandes prêmios e 15 títulos mundiais, não hesita quando é questionado sobre sua motocicleta favorita entre as diversas que pilotou ao longo de sua carreira: a MV Agusta GP 500 tre cilindri (três cilindros, em italiano).
 
Também não é por menos. Com a GP 500 tre cilindri, Agostini conquistou seis títulos mundiais consecutivos na categoria 500cc, entre 1966 e 1972. Construída com base no modelo de 350cc, a GP 500 tinha o mesmo motor de três cilindros, quatro tempos, porém com diâmetro e curso maiores (62 mm x 55 mm), e uma taxa de compressão de 11:1. Produzindo 80 cv a 12.000 rpm, e com 118 kg a seco, a GP 500 tre cilindri era capaz de atingir 260 km/h – um número mais que respeitável para a época. Tanto que foi imbatível nas pistas, deixando para trás as então invencíveis Honda da década de 60. Quanto questionado sobre o segredo da GP 500 de três cilindros, Agostini, revela: “fazíamos a moto inteira dentro da MV: motor, quadro e freios”.

 
Agora, 46 anos depois, os engenheiros Ezio e Maurizio Mascheroni ao lado de Enrico Sironi, integrante da equipe MV na década de 60, decidiram reconstruir uma GP 500 Tre Cilindri. Isso mesmo, reconstruir e não restaurar. O trio criou uma réplica perfeita da moto seis vezes campeã do mundo. Nos mínimos detalhes, afinal Sironi, diretor do museu MV Agusta em Cascina Costa (Itália), ainda guardava os desenhos do modelo original. Chegaram a refazer os moldes de areia para os componentes de alumínio e magnésio do motor, usando as mesmas ligas que as originais. Eles também reproduziram o garfo telescópico do tipo Ceriani na dianteira com 35mm de diâmetro, além do enorme tambor de freio de 230 mm na frente. Uma verdadeira clássica, reconstruída. Não dá para mensurar o valor investido ou as horas de trabalho necessárias para que essa GP 500 tre cilindri modelo 2012 ficasse pronta.

FUTURO PROJETADOUma excelente releitura das famosas cores da MV Agusta pode ser encontrada na F3 Serie Oro 2012. Já o conhecido capacete AGV com as cores da Itália e a assinatura lateral Ago de Angelo Agostini está a venda na versão T-2 no siwww.boutiquemotos.com.br



 
 
Fonte: MV Agusta / Motos.com Boutique

Nenhum comentário:

Postar um comentário