quarta-feira, 4 de julho de 2012

Moto clássica: Suzuki GSX 1300 R Hayabusa – A Mais Rápida do Mundo


Lançada em 1999, a Suzuki GSX 1300 R Hayabusa ainda não é uma moto com várias décadas de história, mas já é um dos modelos mais admirados do motociclismo. Com nome inspirado em um pássaro que é capaz de atingir velocidades superiores a 320 km/h, a motocicleta conquistou o título de mais veloz do mundo.
Hayabusa é a tradução japonesa para o falcão-peregrino, que, além de veloz, é o predador natural do blackbird. Esta é uma referência clara ao modelo CBR 1100XX Super Blackbird, a moto da Honda que era considerada a mais rápida até o lançamento da rival.
hayabusa 2008 report
Mesmo após uma década no mercado, a Hayabusa ainda detém o título de mais rápida do mundo. E este recorde não deve ser batido, uma vez que as montadoras japonesas e europeias resolveram impor uma barreira de 300 km/h para suas motocicletas fabricadas após o início do ano 2000.
hayabusa 2008 imageEquipada com motor de 4 cilindros em linha, 1299 cilindradas e 180cv de potência, a Hayabusa é capaz de atingir 317km/h (recorde aferido pelo Guiness Book – o Livro dos Recordes). Além da velocidade máxima, a mototambém exagera nas dimensões: mais de 2 metros de comprimento e quase 1,5 metro de distância entre os eixos, oferecendo mais espaço e conforto para o piloto. A Hayabusa também aposta em um caprichado design de superesportiva, aliado ao conforto das motos touring.
Uma das principais provas de seu sucesso está nas poucas modificações feitas pela Suzuki desde o lançamento da motocicleta. Entre 1999 e 2007, a Hayabusa manteve a aparência e motor originais, ganhando apenas novas cores e poucas modificações internas. Em 2008, com o crescimento da competição no segmento de superesportivas, teve sua capacidade aumentada para 1340 cilindradas, passando a gerar potência de 197cv.
hayabusa 2008 mien
A nova Hayabusa também traz um seletor de pilotagem, permitindo que o motociclista escolha entre três modos de entrega de potência e torque. Para segurar esse enorme motor, a fabricante aposta em freios bem dosados e seguros. São dois discos de 310mm de diâmetro mordidos por pinças de fixação radial com quatro pistões opostos na dianteira e um disco simples de 260mm na traseira.
moto é uma ótima opção tanto para aqueles pilotos que gostam de testar seus limites em alta velocidade, como para quem procura um modelo rápido, seguro e confortável para viajar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário