quarta-feira, 11 de julho de 2012

Esportivas de 250cm³, saiba qual é a melhor para você.


Os consumidores brasileiros agradecem o investimento das montadores no mercado das esportivas de 250 cm³. Em pouco tempo, a Kasinski, que era a única opção e reinava sozinha, dividiu o espaço com outras três marcas. E tem moto para todos os gostos. Monocilíndricas, com melhores resultados em rotações baixas, bicilíndricas, mais esportivas, motos com suspensões mais macias para pilotagem urbana ou mais duras para circuitos e rodovias. Os preços também variam bastante e podem ser encontrados nas concessionários por R$ 12.490 a R$ 17.790. Testamos os quatro modelos e indicamos as principais características de cada uma. Veja qual se adapta melhor ao seu estilo.
A Kawasaki Ninja 250R chegou em boa hora, quando havia apenas a Kasinski Comet, e tornou os valores praticados mais próximos da realidade, já que a Kasinski chegou a cobrar quase R$ 18 mil na sua GTR 250 por pura falta de concorrência. Além de proporcionar ao consumidor preços mais baixos, trouxe também toda a tecnologia da Kawasaki com um produto com o apelo do nome Ninja que faz jus graças ao motor bicilíndrico, com 33 cv. A Kawasaki Ninja 250R é a mais esportiva do grupo, principalmente no que tange a motorização. O motor instiga a acelerar mais, mas é bem fraco em baixas e médias rotações, tornando-se cansativo para o dia a dia. Mas basta passar dos 7 000 rpm para ver que ele deixa para trás com facilidade todos os concorrentes. Contudo, apesar dessa esportividade sugerida pelo motor, as suspensões são macias e a posição de pilotagem não sacrifica demais o piloto, pois o guidão é alto e as pedaleiras não são muito recuadas. O preço de R$ 15,550 a torna a mais cara do grupo, mas o motor bicilíndrico vale o que custa.



A Kasinski reinou sozinha durante anos até que a Kawasaki, e agora, Honda e Dafra acabassem com a sua paz. De projeto mais antigo, recebeu um face-lift e pôde até ser considerada a mais bela e com o porte mais imponente. O motor bicilíndrico recebeu injeção eletrônica e tornou-se mais linear e agradável de pilotar, sendo mais forte que a Kawasaki em baixas rotações e mais prático para o dia a dia. No entanto, a Comet GTR possui algumas particularidades que a prejudicam, como uma posição de pilotagem um tanto desconfortável e suspensões duras. Quiseram dar um apelo muito esportivo na ciclística e na posição de pilotagem da moto, quando poderiam deixar apenas o visual como acontece nas outras três concorrentes. O preço de R$ 14,990 fica abaixo da Honda e Kawasaki. Tem bom custo/benefício, mas vale a pena experimentar bem antes de comprar, principalmente se a ideia for andar diariamente e/ou com garupa.


recém-lançada CBR 250 R entra de cabeça em um segmento já bem concorrido. Como diferencial, a moto japonesa (na verdade é fabricada na Tailândia e Índia) possui a força da marca e um projeto moderno com linhas atraentes. O motor monocilíndrico garante respostas mais rápidas e precisas na cidade, ficando mais próxima do desempenho da Roadwin. A CBR 250R é bem acertada e tem tudo para fazer sucesso. O principal empecilho é o preço. A moto monocilíndrica custa praticamente o mesmo que a Kawasaki Ninja 250R, ou seja, R$ 15,490. A versão com C-ABS, que a Honda fez muito bem em oferecer, sai por R$ 17,990. Ou seja, quase R$ 20 mil por uma moto 250 cm³ monocilíndrica. Realmente é para poucos.


De melhor custo benefício do quarteto, a também lançada recentemente, a Roadwin 250R possui características muito próximas as da Honda CBR 250R. Isso quer dizer um rostinho bonito, aliada à facilidade de pilotagem e um posicionamento que proporciona mais conforto do que esportividade. Com um preço coerente pela tecnologia oferecida, a moto possui qualidades para filar boa parte desse bolo, pois está posicionada na mesma faixa das naked de 250/300 cm³ oferecidas no mercado por Honda e Yamaha. O valor de R$ 12,490 é o mais baixo do comparativo.



Concluímos:
Se você busca desempenho acima de tudo e não liga de ter que trocar de marcha frequentemente na cidade, fique com a Kawasaki Ninja. Se você quer um motor bicilíndrico para viajar com mais folga no acelerador e não abre mão da esportividade, pense na Kasinski. Se dinheiro não estiver brotando na sua horta, mas quer uma moto carenada e honesta pela proposta, a Dafra Roadwin é a melhor opção. A Honda é para aqueles que buscam a melhor alternativa urbana sem abrir mão de um design mais esportivo. E também para quem não liga pagar mais pela confiabilidade da marca. Além disso, a versão C-ABS pode ser um fator decisivo na compra de alguns.

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