terça-feira, 3 de julho de 2012

De bigtrail na estrada mais alta do Brasil


A Honda Transalp XL 700 encarou bem a aventura na BR 485 (fotos Renato Durães)
Você saberia dizer o que significam aquelas letras e números no grafismo na lateral do tanque de combustível da Honda Transalp XL 700V – 44º19´24.53”N, 6º48´22.33”E, 2802 m ? Os números correspondem às coordenadas da estrada mais alta da Europa acessível com uma motocicleta, situado em Col de la Bonette, no sul dos alpes franceses.
 No detalhe do tanque as coordenadas do ponto mais alto da Europa
Adotando a mesma linha de raciocínio e reforçando a vocação aventureira do modelo Honda, a INFOMOTO levou a Transalp até a estrada federal mais alta do Brasil: a BR-485, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com 40 quilômetros de extensão, na grande maioria de terra, a “rodovia” segue até a parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, com uma altitude de 2460 metros. O local exato fica logo na entrada do Posto Avançado das Agulhas Negras (Posto 3). Lá as coordenadas são: 22° 22´ 20, 39”S, 44°42´12, 86”W.
 O ponto mais alto de uma estrada federal é praticamente na entrada do Posto 3
Com belas paisagens, a estrada atravessa o Maciço do Itatiaia, passando ao lado de importantes cumes brasileiros como, por exemplo, Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Morro do Couto, Pedra do Altar e a Pedra do Sino de Itatiaia. Ou seja, o local é ideal para escaladores, ou para simplesmente uma bela caminhada meio a natureza.
Belas paisagens da Serra da Mantiqueira emolduraram o passeio off-road
Para enfrentar o piso irregular da BR 485, cheio de pedras, cascalho, areia e lama, a bigtrail da Honda conta com suspensões de longo curso, além de oferecer boa ergonomia. O motor, de dois cilindros em “V”, gera 60 cv potência máxima a 7.750 rpm e 6,12 kgf.m de torque máximo a 6.000 rpm. Força em baixas rotações para superar os obstáculos. Veja o vídeo abaixo que mostra a aventureira da Honda no belo Parque Nacional.
Detalhe: a moto não sofre com a altitude, já que está equipada com injeção eletrônica e dois filtros de ar que auxiliam na correta mistura de ar com combustível. A moto tem preço sugerido de R$ 29.990 (standard) e R$ 31.990, para a versão equipada com freios C-ABS.
Em grande parte de sua extensão, a BR 485 traz muitas pedras no chão de terra batida
Para esta aventura tivemos uma autorização especial, já que há uma certa divergência interna se motos devem ou não ficar estacionadas no Posto 3, distante dois quilômetros do Abrigo Rebouças, base para o Pico das Agulhas Negras. Para mais informações, acesse o site doparque

Nenhum comentário:

Postar um comentário