Next 250 chega às lojas em 15 de abril nas cores branca (foto), preta e vermelha
Depois de 36 horas de viagem, passando por Londres e Bangcoc, finalmente cheguei a Taiwan. O motivo da minha viagem até esta pequena ilha de cerca de 36.000 km² no litoral sudeste da China é o lançamento da nova 250cc para o mercado brasileiro, fruto da parceria entre a Dafra e a taiwanesa SYM: a Next 250. Nesta quarta-feira, 28 de março, além de visitar as instalações fabris e o centro de Pesquisa e Desenvolvimento da SYM na cidade de Hsin Chu, a 70 km da capital Taipei, conhecemos os principais detalhes da Next 250cc.
Motor com refrigeração líquida tem 25 cv de potência máxima e câmbio de seis marchas
Com o intuito de brigar pelo segmento street de 250cc, dominado por Honda CB 300R e Yamaha YS 250 Fazer, a Next chega com o competitivo preço de R$ 10.190 – CB 300R e Fazer custam R$ 11.690 e R$ 11.279, respectivamente. Porém, o lançamento mundial da SYM traz outros diferenciais perante suas concorrentes: seu motor de 249,4 cm3, quatro válvulas, comando simples no cabeçote e injeção eletrônica Keihin conta com refrigeração líquida – tanto CB300 e Fazer são refrigeradas a ar e óleo. A Next ainda tem câmbio de seis marchas (contra cinco de suas concorrentes). Capaz de produzir 25,0 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm, a Next deixa a Yamaha de 250cc (21 cv) para trás nesse quesito e chega bem perto do modelo Honda (26,5 cv).
Mesmo sendo um lançamento mundial da marca taiwanesa, a Next 250 recebeu algumas alterações para o mercado brasileiro – assim como o scooter Citycom 300i, outro produto de co-branding Dafra e SYM. O motor foi recalibrado para o uso de nossa gasolina com álcool, as suspensões foram reajustadas para “aguentar” nossas estradas e a posição de pilotagem foi modificada. “Aqui em Taiwan e na Europa, o proprietário dessa moto roda menos do que no Brasil. Tivemos de alterar a posição do guidão e das pedaleiras para proporcionar uma pilotagem mais street e confortável, pois as pesquisas revelaram que o consumidor dessa categoria roda em média 1.000 km por mês.”, explicou Creso Franco, presidente da Dafra Motos que apresentou o novo modelo.
Henry Chiu, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da SYM, posa ao lado de um modelo taiwanês da Next na cor amarela, que não será vendida no Brasil (foto Arthur Caldeira)
Por enquanto, só vi de perto o modelo taiwanês, mas ainda não pilotei o lançamento. Amanhã, quinta, 29 de março, rumamos ao sul da ilha até o novo circuito de Penbay, onde poderei testar a Next 250. Segundo Creso Franco, ainda teremos a oportunidade de experimentar a versão local e comparar as alterações feitas pela Dafra. Também poderei dizer se a Next 250 tem as qualidades prometidas para brigar neste acirrado segmento, no qual CB 300R e Fazer já são dois modelos consagrados. A Next 250 deve chegar às concessionárias Dafra a partir do próximo 15 de abril, nas cores branca, vermelha e preta. A previsão de Franco é comercializar 10.000 unidades nos primeiros 12 meses. (por Arthur Caldeira, de Hsin Chu, Taiwan)
Recepção da fábrica da SYM em Hsin Chu, Taiwan, conta com um robô feito com peças de scooters e motos fabricados pela marca
Nenhum comentário:
Postar um comentário