As Motos Big-trail nunca foram as mais populares entre as motos de grande cilindrada, mas ultimamente é a categoria que mais tem crescido em número de vendas e de opções disponíveis. Descubra porquê a seguir.
Nunca tivemos tantas opções de motos big-trail disponíveis. As big-trails estão caindo no gosto dos Brasileiros! Alguns motivos para isso incluem o conforto para viagens, a capacidade de uso off-road e o preço médio do seguro, geralmente mais baixo do que o das motos Street e Sport.
Nunca tivemos tantas opções de motos big-trail disponíveis. As big-trails estão caindo no gosto dos Brasileiros! Alguns motivos para isso incluem o conforto para viagens, a capacidade de uso off-road e o preço médio do seguro, geralmente mais baixo do que o das motos Street e Sport.
Neste comparativo, vou colocar motos de R$ 25.500 a R$ 42.800, que é justamente a faixa de valor das motos mais procuradas. Em um post futuro falarei das Maxi-trails.
Yamaha XT660R
A XT660R já é consagrada como uma Moto versátil e resistente. Com perfil mais off-road, a XT não decepciona nas trilhas e na cidade é uma moto incrivelmente ágil. O motor monocilíndrico de 48 cv não é o mais potente, mas responde muito rápido ao acelerador e consegue levar a moto a velocidades superiores a 170 km/h.
Contra a XT660R, estão o elevadíssimo preço do seguro, o tanque de combustível de apenas 15 litros, e o fato de ser a mais espartana de todas as motos do comparativo, já que não tem nem mesmo um marcador de combustível ou conta-giros.
De qualquer forma, ainda é uma boa opção, já que seu valor, depois de revisado pela Yamaha, caiu para R$ 25.500,00 – a moto mais barata deste comparativo.
Yamaha XT660Z Ténéré
A XT660Z Ténéré chegou recentemente, dias antes do Salão Duas Rodas. É uma big-trail consagrada lá fora, e que carrega o nome Ténéré, sinônimo de robustez e esportividade. A moto tem o mesmo motor monocilíndrico de 48cv refrigerado a água da XT660R, mas possui um conjunto mais voltado para viagens mais longas e para uso off-road mais intenso, tipo rally. A carenagem frontal, o para-brisa, e tanque maior são ideais para isso.
BMW G650GS
A BMW G650GS é a Trail que fez a Yamaha abaixar o preço da XT660R. É uma boa opção de moto para uso off-road básico e para viagens. Apesar de ter o motor monocilíndrico ligeiramente menor, ele é mais potente, desenvolvendo até 50 cv de potência.
O que chama a atenção, e na minha opinião é uma vantagem, é que a G650GS possui rodas de liga leve e pneus sem câmara, sendo de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, o que torna ela uma excelente moto para uso urbano. Mesmo sacrificando um pouco suas capacidades off-road, as rodas encaram bem os terrenos acidentados. Basta ter cuidado.
Outra vantagem dela é o fato de possuir freios com ABS, que pode ser desligado caso necessário. O ABS é um acessório cada vez mais comum nas motos, e eu acho ótimo. Há também uma infinidade de acessórios originais de fábrica, como aquecedor de manoplas, tomada de 12V, cavalete central e protetor para as mãos.
Contra a G650GS está o fato da BMW não ter tantas concessionárias, o que limita suas vendas as cidades próximas das mesmas. A favor, está o preço do seguro, bem abaixo da média das outras motos.
BMW G650GS Sertão
A BMW G650GS Sertão tem grande parte do conjunto da G650GS “normal”, com a diferença de ter rodas raiadas aro 21 e 17 e suspensão de curso mais longo, tudo para deixa-la melhor para o uso off-road. Também fazem parte do pacote um parabrisa mais alto, protetor de motor e protetores de mão.
No mais, a moto é a mesma, com a mesma versatilidade e itens de manutenção da G650GS, e sofre os mesmo problema da capilaridade da rede autorizada. O preço dela será de R$ 32.890,00 em Janeiro, quando começará a ser vendida.
BMW F800GS
Seguindo com as motos da BMW, a F800GS é diferente das anteriores. A começar pelo motor bicilindrico de 80 cv, bem mais vigoroso do que o das outras motos do comparativo. É uma moto apta ao uso off-road pesado, e também para uso urbano e para viagens. Ou seja, ela é boa para tudo. Graças ao baixo peso, é uma das motos mais fáceis de guiar.
A favor da F800GS estão o computador de bordo, completíssimo, o ABS, o controle de tração e as manoplas aquecidas. É a moto mais completa dentre as citadas aqui.
É claro que isso tem um preço, e por isso ela é a mais cara do comparativo, custando R$ 42.900. Ela já foi mais cara! Já chegou a custar mais de R$ 50 mil, mas o preço caiu muito quando ela foi nacionalizada. Até fiquei na dúvida se seria ou não o caso de incluir a F800GS no comparativo, já que seu preço é bem mais alto do que o das demais motos, mas acabei decidindo incluir pois acho que ela não se enquadraria também no segmento das maxi-trails, que são maiores e tem valores superiores a R$ 50 mil.
Honda XL700V Transalp
A Transalp é a Big-trail da Honda. Para muitos, esta é a única parte da análise que interessa, já que a Honda é, de longe, a marca que tem o maior número de concessionárias no Brasil. Mas não é só isso que faz da Transalp uma boa opção.
O motor bicilindrico em V de 680cc e 60cv é potente e garante bom desempenho para a moto, tanto em longas viagens em vias asfaltadas, quanto em trilhas e caminhos no meio do mato. A moto possui boa vocação para uso off-road, já que tem rodas raiadas, mas sendo a roda dianteira de 19 polegadas, fica claro que andar na terra é um favor que a moto está fazendo, e que o gosto dela é mesmo pelo asfalto.
Além disso, é possível comprar a Transalp com ABS, opcional de fábrica muito bem vindo nos dias de hoje.
Por R$ 31.800,00 na versão Standard e R$ 34.800,00 na versão com ABS, a Transalp se apresenta com uma boa relação custo-benefício. Resta saber se o preço do seguro vai intimidar os interessados, já que em geral, as motos da Honda possuem valor médio de seguro mais caro do que o de suas concorrentes.
Suzuki DL650 V-Strom
A V-Strom 650 é a aposta da J. Toledo. Apesar do modelo da Suzuki ter sido reestilizado lá fora, aqui no Brasil o modelo antigo ainda é vendido como novo.
A moto conta com motor bicilindrico em V de 650cc de 68 cavalos, que garante bom desempenho em viagens. O painel é completo e de fácil leitura, e o gigantesco tanque de 22 litros garante autonomia superior a 400 km.
As rodas de liga leve e os discos de freio flutuantes deixam claro que o lugar da V-Strom é o asfalto, mas os pneus mistos até encaram terra, desde que com cuidado, já que a moto é pesada.
Contra a V-Strom estão a concorrência, que apresenta opções mais interessantes por preço similar (R$ 32.900,00), a ausência de freios ABS (nem mesmo como opcional), e o fato de já sabermos que o modelo atual será substituído uma hora ou outra pelo modelo novo lançado lá fora.
A favor, há a rede de concessionárias, que é relativamente grande, e o valor do seguro, que costuma ficar bem em conta.
Kawasaki Versys 650
A Versys, na minha opinião, nem pode ser considerada uma big trail, já que não é tão big, nem tão trail. Mas isso não quer dizer que seja uma moto ruim! Trata-se de uma versão mais alta da ER-6n, com motor ligeiramente modificado para ficar mais comportado.
A Versys possui rodas de liga leve de 17 polegadas, e pneus de moto street, 100% para asfalto, o que a princípio invalida qualquer possibilidade de uso off-road. Mas com as suspensões um pouco mais altas e de curso maior, até dá para pensar em encarar pequenas trilhas. Bastando para tal ter cuidado.
Mesmo assim, a moto se apresenta como uma opção muito versátil para uso em viagens e uso urbano. Há a possibilidade de comprar versão Tourer, com malas laterais e acessórios para viagem originais por R$ 33.749,00, o que faz dela uma ótima opção. A versão normal sai por R$ 29.900,00 sem ABS e R$ 33.900,00 com ABS.
Contra a Versys, está o visual de gosto duvidoso, a baixíssima capacidade off-road e a pequena rede de concessionárias, que limita muito o seu mercado.
Tabela comparativa
Organizei uma pequena tabela com as principais especificações, para facilitar a comparação dos modelos.
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E ai? Que você achou do comparativo? Está pensando em comprar uma Bigtrail? Qual? Se tiver dúvidas, deixe um comentário!
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