O livro que conta a história da MV Agusta F4 pode ser comprado pela Amazon.com
Imortalizada nas pistas por seus 37 títulos mundiais de construtor e 38 de pilotos, com 275 vitórias em Grand Prix, agora a MV Agusta ganha, literalmente, um novo capítulo de sua história. Escrito por Otto Grizzi, o livro “MV Agusta F4 – La moto più bella del mondo” (MV Agusta F4 – A moto mais bela do mundo) foca quatro temas em especial: tecnologia, paixão, arte e velocidade. Editado em italiano e inglês, a publicação traz mais de 400 imagens, entre desenhos inéditos da F4 e fotos da empresa, que fica em Varese, próximo a Milão, na Itália. A superesportiva de alto desempenho da marca italiana conta com chassi, mecânica e corpo protegido por várias patentes. Aliás, a F4 tem evoluído ao longo dos anos, ficando cada vez mais avançada tecnologicamente.
Publicado pela Giorgio Nada Editore (www.giorgionadaeditore.it), o livro é o resultado de uma estreita colaboração entre o autor e as equipes de design e de engenharia da MV Agusta. Além disso, a publicação apresenta os episódios que marcaram o renascimento da MV, com destaque para a primeira F4 750 Serie Oro, de 1997; a F4 1000 Ago, de 2002; a F4 CC, de 2006 e, finalmente, o modelo da nova geração : F4 1000 RR de 2011. Para o escritor, as F4 são as protagonistas de uma aventura técnica excepcional. Que reuniu designers, engenheiros, homens de negócios que, juntos, traçaram os rumos desta joia sobre duas rodas desde 1997, modelo imortalizado por Massimo Tamburini.
Não à toa que um exemplar da superesportiva italiana foi escolhido ao lado de outras 113 motocicletas para integrar a famosa exposição “The Art of Motorcycle” (A arte da motocicleta), no final do século passado, no Museu Guggenheim, em Nova Iorque. O livro está disponível naAmazon.com pelo preço sugerido é de US$ 51,90.
O design inconfundível foi assinado por Massimo Tamburini
No Brasil, a F4 responde por quase 60% dos emplacamentos da marca italiana. Em pouco mais de seis meses foram comercializadas 110 unidades da superesportiva no país. Este bom desempenho está diretamente ligado à montagem do modelo em Manaus (AM), pela Dafra, que deixou seu preço mais competitivo. Dessa forma, o retorno da italiana MV Agusta ao Brasil em 2011 – com operação oficial para a montagem local, vendas e pós-vendas no País – já pode ser considerado um sucesso.
No Brasil, a superesportiva italiana – montada em Manaus (AM) – custa R$ 68 mil
Além do design inconfundível, a F4 apresenta motor de quatro cilindros em linha, com 16 válvulas, refrigeração líquida e também radiador de óleo. Para alimentar os quatro cilindros com 998 cm³ de capacidade estão novos corpos de aceleração Mikuni de 49 mm com oito bicos injetores. Tudo comandado por uma central eletrônica Marelli 7BM, usada pela primeira vez um uma motocicleta de série. A F4 ganhou controle de tração, dois modos de pilotagem e uma nova central eletrônica para controlar os 186 cv de potência de seu motor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário