A Honda não esperou o Salão de Milão e já lançou oficialmente a nova versão da CBR 1000 RR. A superesportiva da Honda não recebeu muitas alterações visuais e chega para comemorar os 20 anos desde que a primeira CBR 900 RR foi lançada, em 1991. Como palco para o lançamento, a Honda escolheu duas competições com propostas totalmente diferentes: as 24h de Le Mans, na França, e a 11ª etapa do Campeonato Mundial de Superbike (WSBK), em Imola, Itália.
A cor branca é uma das opções mostradas na Europa
Para estrelar o lançamento oficial, a gigante japonesa escolheu dois pilotos para acelerar a nova CBR 1000 RR. Em Le Mans, nada menos que John McGuinness, vencedor de 17 corridas no famoso TT da Ilha de Man. E no WSBK, Jonathan Rea, piloto que representa a Honda na competição. “Lançamento do novo modelo aqui em Le Mans é muito emocionante e estou honrado que fui escolhido para fazê-lo”, disse McGuinness.
Na traseira, mudanças sutis. Rodas de liga têm agora doze pontas
Segundo a Honda, a parte da frente da carenagem, ou seja, o “nariz” da moto é novo e a traseira recebeu alguns ajustes – na frente logo se notam faróis e linhas mais angulosas. Mas a grande novidade fica por conta da cilística. A Honda adotou o garfo dianteiro de 43 mm (os tais Big Piston Fork da Showa). As rodas também são novas e mais rígidas – de acordo com a Honda as novas rodas de alumínio de 12 pontas e a nova suspensão invertida proporcionam melhor maneabilidade da esportiva.
Na frente da nova CBR 1000 RR notam-se linhas mais angulosas
Na motorização, apenas um novo ajuste da injeção de combustível, que deixou a moto mais “mansa” em baixas e médias rotações. O tão comentado controle de tração, que hoje já equipa modelos da Kawasaki, BMW e a Yamaha R1 2012, ainda não fará parte da eletrônica da CBR 1000 RR, que já contava com freios ABS. (Por Arthur Caldeira e André Jordão)
Além da branca HRC, haverá a opção vermelha…
… e totalmente preta
Confira o vídeo de divulgação da nova CBR 1000 RR abaixo:
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