Batizada de “Ferrari 900″, essa moto é uma obra de arte
Uma motocicleta da Ferrari sancionada pelo próprio Piero Ferrari, filho do fundador da marca Enzo Ferrari, foi vendida em um leilão pela bagatela de £ 85.500, aproximadamente R$ 266.800. A moto começou a ser construída por David Kay, um ex-funcionário da MV Agusta, no inicio da década de 1990. Para ser mais preciso, Kay enviou sua ideia a Piero pedindo para construir uma moto ostentando o emblema do famoso cavalo empinando, tudo em homenagem ao fundador da marca. A resposta veio em uma carta datada de Maranello, 23 de maio de 1990, e assinada pelo próprio Piero Ferrari em que autorizava o projeto e até desejava boa sorte a Kay em sua empreitada.
As quatro saídas de escapamento emitem um som único, garante Kay
Com a autorização concedida, David Kay passou a pensar o projeto do zero. O motor desenvolvido foi um quatro cilindros de 900cc, transversal, com duplo comando de válvulas e câmbio com cinco velocidades. Um chassi tubular foi escolhido para “abraçar” este motor. Assim como o propulsor, que foi construído exclusivamente para esta moto, outros detalhes desta Ferrari sobre duas rodas impressionam. Painel de instrumentos digital, amortecedor de direção e toda a carenagem em alumínio dão pistas de que Kay realmente gostaria de impressionar a família Ferrari — e claro prestar uma homenagem póstuma a Enzo.
Painel com informações digitais faz parte da “Ferrari 900″
A ciclística também confirma o cuidado com o projeto e traz soluções contemporâneas: garfo telescópico invertido, disco duplo da grife Brembo e rodas de 17 polegadas. Depois de pronta, a “Ferrari 900”nunca foi testada ao limite. No entanto, estima-se uma velocidade final superior a 265 km/h, produzindo 106 cavalos de potência a 8.800 rpm, com um peso seco de172 kg.
O motor, DOHC, ostenta o famoso cavalo empinado da marca italiana
O projeto foi concluído em 1995 e ficou “enclausurado” durante os últimos 17 anos na sala da casa de um colecionador britânico que elegeu, muito sensatamente, a moto como um objeto de decoração. Depois de tanto tempo escondida, a “Ferrari 900” foi a leilão em 29 de abril e acabou adquirida por aproximadamente R$ 266.800 no site de leilões www.bonhams.com .
Nenhum comentário:
Postar um comentário