quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

PEUGEOT RECEBE MULTA DE R$ 373 MIL POR PROPAGANDA ENGANOSA


O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) decidiu que o grupo PSA Peugeot-Citroën terá que pagar multa de R$ 373 mil. O órgão multou a empresa por entender que a mesma veiculava propaganda que induzia o consumidor ao erro.
A decisão de aplicar a multa, veio após diversas reclamações de pessoas que se sentiram lesadas com as propagandas da marca. Em uma das campanhas veiculadas na TV, denominada “Demorou, Dançou”, a marca anunciava o Peugeot 206 em parcelas a partir de R$ 206, porém, não mencionava que era necessário um valor maior como entrada, e ainda haviam prestações intermediárias.
Na campanha seguinte, “Eu e Peugeot, Peugeot e eu.”, a comunicação induzia o cliente a pensar que ao adquirir  um carro da marca, levaria de graça o câmbio Tiptronic, garantia de três anos e três anos de seguro. Posteriormente, foi verificado que o valor dos serviços adicionais já estavam embutidos no valor das parcelas.
O diretor do DPDC, Amaury Oliva, avalia que o mercado de consumo maduro pressupõe relações de consumo pautadas na boa-fé, transparência, lealdade e respeito ao consumidor. “É dever do fornecedor garantir a informação clara e ostensiva sobre o preço e a composição dosprodutos  e serviços que comercializa. Essas informações são fundamentais para o consumidor exercer efetivamente seu direito de escolha”, ressalta.

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