terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Harley-Davidson figura entre as 100 marcas mais valiosas do mundo


O famoso logo “Bar&Shield”, identidade da H-D, foi usado pela primeira vez em 1910
Anualmente, a empresa de consultoria Interbrand divulga uma lista das marcas mais valiosas do mundo. Na pesquisa deste ano, 2012, a Coca-Cola manteve a primeira posição, seguida pela Apple e IBM. Mas o que você tem a ver com isso, afinal este é ou não um blog de motos? Simplesmente porque entre as 100 marcas mais valiosas do mundo está a Harley-Davidson na 96ª posição.
Única marca exclusiva de motos a figurar na lista, a Harley-Davidson foi avaliada em US$ 3.857 milhões – um aumento de 10% no seu valor estimado em 2011 e que a fez subir quatro posições e estar entre as 100 mais.
De acordo com a análise da Interbrand, depois de cerca de três anos reestruturando seu negócio – depois da crise de 2008 – a Harley emergiu com confiança e foco. “A estratégia (de reestruturação) parece que está valendo a pena com claros sinais de um crescimento gradativo e desempenho sólido”, afirma o comunicado da consultoria.
Com o foco dado à marca Harley-Davidson, e isso incluía o fechamento da marca Buell em 2009, a empresa tem aumentado seu market share em muitos mercados, assim como as vendas e os lucros. Apesar da forte concorrência japonesa, a Harley abriu 35 concessionários em países fora dos Estados Unidos, como México, Índia, Turquia, Rússia, China e, claro, Brasil. Aliás, a marca tem em Manaus (AM) sua única linha de montagem fora dos Estados Unidos, na qual produz 20 modelos para o consumidor brasileiro.
Entre os motivos para o sucesso nos últimos anos está o foco na marca Harley-Davidson com a abertura de diversos concessionários em todo o mundo
Afinal, apesar dos tempos complicados da economia, ainda permanece um forte senso de comunidade entre os fãs da marca. Sabendo que não pode apenas confiar nos baby-boomers – aqueles nascidos depois da segunda Guerra Mundial entre 1946 e 1964 – a empresa tem se esforçado para atrair novos consumidores, como as minorias, as mulheres e a geração Y. Como comprovam os recentes lançamentos da marca focados no público mais jovem, como a Softail Slim, projetada pensando nas mulheres, a XR 1200X com seu apelo esportivo e a linha Dark Custom, da qual faz parte a Iron 883.
Entretanto, a Interbrand, fundada em 1974 e com escritórios em mais de 40 países, aponta que um dos desafios da Harley será agradar tanto aos consumidores mais tradicionais como aos novos fãs. Esses novos harlistas, porém, demonstram que estão abraçando a marca com grande entusiasmo: dos seus 3.6 milhões de fãs no Facebook, 40% têm entre 18 e 34 anos. No Brasil, a H-D já tem mais de 20.000 fãs na rede social.
Desafio da Harley para continuar crescendo está em atrair novos fãs, como a geração Y e as mulheres
E tudo indica que em 2013, o valor da marca Harley deverá crescer. Já que no próximo ano a fábrica de motocicletas completa 110 anos não com uma grande festa, mas com várias festas espalhadas em todo o mundo durante todo o ano. Serão eventos ocorrendo em 11 países em seis continentes, culminando com uma grande festa em Milwaukee, Estados Unidos, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro para os amantes e fãs da marca que desejam celebrar juntos este momento de grande importância. No Brasil, a festa acontece durante o final de semana de 1º de junho, na cidade de São Paulo. Se você é mais um fã da marca e pretende participar dessa festa, saiba que os ingressos para a celebração dos 110 anos em Milwaukee no ano que vem estarão disponíveis ao público a partir do dia 17 de dezembro de 2012, às 4h (horário de Brasília) pelo site oficial.
Os fãs da Harley-Davidson estão convidados também a participar da celebração online, podendo publicar vídeos, fotos e experiências no Facebook e Twitter, utilizando a hashtag #HD110, e pelo site www.h-d.com/110. Nele, a marca publica informações e histórias relacionadas ao aniversário de 110 anos e traz links para suas páginas nas redes sociais. Passa lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário