domingo, 23 de dezembro de 2012

Honda XRE300 com 450cc


Se você está aqui, lendo esta apresentação, é porque tem conhecimento e interesse além dos da maioria dos motociclistas; afinal, buscar entender como foi preparada uma moto como esta, com tamanha dedicação e qualidade, não é algo que a rapaziada que fica só dando voltinhas no quarteirão, num domingo de sol, costuma fazer.
E por isso mesmo que começo lançando um dilema: vale o investimento em uma moto nacional, cujo valor final será equivalente a uma importada zero? Porém, meu caro leitor, não vou dar esta resposta assim, de bandeja. Vou colocar nas próximas linhas, um relato que, ao final, espero que a resposta das massas, optando pelas “gringas”, não seja tão óbvia assim para você.
De pronto, lá se foram incríveis 37Kg, algo extremamente importante aos ansiosos por performance em duas rodas, chegando aos 114Kg em ordem de marcha. Novo grafismo e acabamento impecável. Aqui temos uma merecedora de ser exposta! Mas é claro que a Polaco Preparações não se contenta com uma bela garrafa. O vinho também deve ser encorpado, saboroso.
Então, com a experiência ímpar do Valmir, lá fomos nós para quase 50cv de potência, mais especificamente 47 no dinamômetro a 8.800 rpm! Com filtro de ar, velas de ignição e injeção eletrônica devidamente dimensionados e retrabalhados, aquele motor suave, básico, virou um “gato”, louco para subir pelas paredes. Isso nos leva a outros números lindos de se constatar: somente 2,4kg por cv de potência e 4,26kgmf de torque.
Com suspensões de maior curso, sendo 290mm na dianteira e 310mm na traseira, voltar ao chão depois de um belo salto, não é exatamente um problema para o feliz proprietário deste brinquedo. “Uma moto que valeu cada centavo investido, muito acima da média no motocross nacional. Pilotando há 08 anos, com 37 de idade e 102kg de peso, foi a moto que em menos de 2 meses, pude vencer duas corridas seguidas, tal como foi mostrado no site motox.com.br. Até então, eu somente havia conquistado a segunda colocação, em uma pista que já corro e treino há pelo menos 4 anos. Como o Polaco me conhece, fez um trabalho sob medida. E como disse, se tiver condições, amigo, vale muito o investimento!!!”, reforça Borracha 56, o empolgado proprietário.
O toque final fica pelo belo e nervoso ronco de um escape artesanal, com uma curva com reserva de expansão feita em inox e uma ponteira em alumínio, devidamente harmonizada ao conjunto.
Voltando àquela pergunta lá em cima, sobre o que fazer com seu rico dinheirinho, reforço mais um ponto que você deve saber: o famoso custo de manutenção.
Como vivemos num país democrático, a escolha sempre será sua. Mas confesse: a resposta não é tão simples assim, hein!
Boa sorte!
Por Rodrigo Domingues.

Custos do projeto

  • Aquisição da moto (Okm) – R$12.700,00*
  • Motor com 450cc (retífica, peças e novo mapa de injeção) – R$3.300,00
  • Suspensão dianteira e traseira, com aumento do curso e recalibragem – R$1.000,00
  • Escapamento full system (com reservatório de expansão) – R$1.000,00
  • Kit plástico, tanque e banco – R$2.000,00
  • Jogo de adesivos personalizado (com capa de banco) – R$500,00
  • Guidão fatbar – R$200,00
  • Pneus: Brigestone (traseiro) e Pirelli Scorpion MX extra (dianteiro) – R$500,00
  • Processo de redução de peso – R$5.000 (análise minuciosa em todas as peças da moto, incluindo: rodas, suspensões, fabricação de peças em alumínio especial, coroa, suportes em geral, quadro em alumínio FRAME, mesa, usinagem em geral dos parafusos, pedaleiras, guia de corrente, discos de freio).
  • Flexíveis de freio aero kip – R$500,00 (o par)
  • Banho de pintura, anodização e polimento – R$2.000,00 Total: R$16.050,00 (R$28.750,00 incluindo a moto)

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