Um dos primeiros pilotos de fábrica da HD, Otto Walker, bateu o recorde de velocidade em 1921 com uma média acima de 160 km/h
Colocar em um mesmo título a palavra racing e a centenária fabricante de motocicletas Harley-Davidson pode parecer para muitos uma contradição. Conhecida como uma marca premium, a H-D leva para todo o mundo seu estilo de vida altamente relacionado com a liberdade proporcionada por suas motocicletas de turismo. Mas quem acompanha a trajetória da Harley-Davidson desde sua criação sabe que suas qualidades não se resumem a estradas e viagens.
No distante ano de 1921, quando a H-D tinha somente 18 anos de vida, uma motocicleta da marca norte-americana quebrou o recorde de velocidade da época com uma média acima das 100 milhas por hora – ou 160 km/h. “A Harley-Davidson participou de competições desde o início da empresa. Primeiro por proprietários independentes, depois por um departamento de competições oficial, criado em 1914”, relata Bill Jackson, gerente de arquivos da Harley-Davidson.
Já na década de 1940, a Harley entrou de cabeça na corridas de Dirt Track
Nestes mais de 100 anos de vida, a H-D continuou participando de corridas para reforçar também seu talento para as competições, já que no moto-turismo a empresa se consolidou em todo o mundo. A prova disso é a categoria XR 1200 criada dentro do AMA PRO ROAD RACING, liga norte-americana que reúne outras categorias de motovelocidade – além da XR 1200, competem a Superbike, Daytona Sportbike, SuperSport East e SuperSport West.
Pilotos da categoria XR 1200 no AMA PRO ROAD RACING em junho deste ano
Criada em 2009, a categoria XR 1200, como o nome já sugere, coloca frente a frente às motocicletas XR1200X da Harley-Davidson. Este modelo foge completamente ao paradigma de moto estritamente estradeira imortalizado pela Harley. Seus diferenciais são um V2 Evolution de cerca de 90 cv de potência (número não confirmado pela montadora), suspensão invertida na dianteira, e traseira monoamortecida a gás com uma balança em alumínio, ambas com múltiplas regulagens e da grife Showa. Além de rodas de liga leve, freios Nissin e um visual pra lá de arrojado, reforçado por uma pintura fosca exclusiva – em preto ou branco.
A XR 1200X ainda cativa o público jovem com uma posição de pilotagem mais esportiva. Com um guidão mais aberto e pedaleiras recuadas, o piloto fica com uma postura mais ereta, favorecendo o contorno das curvas, ponto alto desta H-D. Outro fator que ajuda nesse bom desempenho é a escolha dos pneus Dunlop Qualifier, desenvolvidos especialmente para o modelo e que garantem aderência e controle. Por fim, mas não menos importante vem seu preço sugerido: R$ 34.600, preço competitivo por ser uma moto 1.200cc com bons freios e suspensões. Tanto que o modelo foi eleita pela Revista Quatro Rodas Moto a melhor compra na categoria custom acima de 1.000cc. Interessou-se por esse lado mais esportivo da Harley? Pois saiba que as concessionárias da marca oferecem test-ride do modelo e convidam a todos os motociclistas a experimentá-la. (por André Jordão)
INFOMOTO em ação com a XR 1200X, uma H-D com vocação racing
A Harley-Davidson XR 1200X tem preço sugerido de R$ 34.600
Para quem é fã da centenária marca norte-americana, vale a pena visitar o estande da H-D em Campos do Jordão (SP) para ver a XR 1200X de perto. Também conheça e curta a fanpage da Harley-Davidson no facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário