sexta-feira, 3 de agosto de 2012

História da motocicleta





A motocicleta foi inventada simultaneamente por um americano e um francês, sem se conhecerem e cada um em seu país.
Sylvester Roper americano e Louis Perreaux francês, os dois em 1869 fabricaram uma bicicleta movida com um motor a vapor.
A máquina era movida por um motor de dois cilindros e queima de carvão com as bielas ligadas a uma manivela na roda traseira. Entretanto, a motocicleta ainda colocava o piloto sobre uma grande roda dianteira.Com a passagem dos anos, Roper construiu nove unidades de sua moto a vapor, a imagem a continuação e uma delas.
Vale lembrar que a invenção da motocicleta não aconteceu simultaneamente com a da bicicleta e sim 50 anos depois. Mesmo parecidas à bicicleta é de tração humana e a motocicleta por meio de um motor.
De fato, e sem discussão a motocicleta surgiu com o alemão Gotlieb Daimler, o qual pode ser considerado o “pai do motociclismo”.
Daimler, após ser demitido da empresa em que trabalhava, usou o dinheiro da indenização recebida para investir em seu projeto. Juntamente com seu colega Wilhelm Maybach, o alemão trabalhou em uma oficina improvisada no quintal de sua casa. Gotlieb Daimler e Wilhelm Maybach desenvolveram um motor de 264 centímetros cúbicos com meio cavalo de força a 500 rotações por minuto, dimensões inéditas para a época. Após algumas correções feitas no motor, decidiram o colocar em um veículo. Em razão de sua simplicidade e baixo custo, resolveram colocar o motor no biciclo, uma modificação do antigo celerífero (bicicleta).
Em agosto de 1885, Daimler registrou a patente da motocicleta, batizando o invento de Einspur que quando traduzimos para o português fica (Única Faixa).

A partir daí, diversas modificações foram sendo feitas em cima do invento de Daimler, pois embora ele tivesse sido a base para o desenvolvimento das motocicletas, era muito diferente, parecia mais uma motoca para crianças.

Em 1894, os alemães Heinrich Hildebrand e Alois Wolfmuller inventaram motores mais potentes, chegando à velocidade de 60 km por hora.
Os irmãos franceses Werner também aprimoraram o invento, inclusive lhe dando o nome “motocyclette” traduzindo para o português “motocicleta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário