quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Henderson KJ: uma “superbike” dos anos 30


A Henderson KJ produzia cerca de 40 cv de potência e atingia uma velocidade de 160 km/h
Há cem anos,  no distante 1912, nascia uma marca de motocicletas que faria história pelo desempenho de suas máquinas. Chamada de época de ouro do motociclismo, a segunda década do século XX foi marcada pelo surgimento de muitos fabricantes, mas nenhum com as características da Henderson Motorcycle, fundada pelos irmãos William G. Henderson e Tom W. Henderson. Com quatro cilindros, as motocicletas Henderson eram as mais velozes da época e foram muito utilizadas por pilotos e pela polícia, já que somente os modelos da fabricante norte-americana conseguiam alcançar os malfeitores pelas estradas dos EUA.
No entanto, quase vinte anos depois, em 1931, a Henderson Motorcycle fechou suas portas, preocupada com a grande crise que atingiu os Estados Unidos em 1929. Entre os escombros que restaram das velozes motocicletas da Henderson está uma Henderson KJ de 1931 da polícia e que hoje pertence ao apresentador de televisão Jay Leno. Leno admite gostar da categoria “original e não restaurado” e é exatamente por isso que o apresentador ama essa Henderson KJ.
A Henderson KJ, da linha Streamline, era vendida na época por 435 dólares
Com mais de 80 anos de estrada, esta motocicleta ainda consegue atingir aproximadamente 160 km/h, e produz cerca de 40 cavalos de potência máxima a poucos 4.000 rpm. Além disso, a Henderson KJ tem velocímetro e uma longa distância entre-eixos que a destacava das demais motos daquela época. No vídeo produzido pela “Garagem de Jay Leno” sobre esta Henderson KJ, o apresentador deixa uma pergunta interessante no ar: como seriam as superbikes da fabricante norte-americana se elas fossem produzidas até hoje? Parece que desempenho não seria problema! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário