Roland Sands curtindo a sua criação pelas ruas da Califórina
Mesmo tendo acabado em 18 de novembro, ainda existem novidades do Salão de Milão (EICMA 2012) que guardamos para falar depois. Uma delas foi a apresentação do T-Max customizado pelo norte-americano Roland Sands, fechando a trilogia de modelos modificados que também conta com scooters preparados por Marcus Walz e Ludovic Lazareth - que nós mostramos aqui. E o resultado foi algo totalmente diferente do que se esperava e pouco se assemelha ao modelo original, ou mesmo com um scooter em si.
A ausência da volumosa carenagem do T-Max, composta pelo escudo frontal integrado com o parabrisa, dão ares de uma moto chopper ao projeto. Mas, ao mesmo tempo, a proteção que quase encobre completamente o pequeno farol e a tampa da rabeta, ambos pintados com o número “8”, criam um tom mais esportivo. Reforçado pelo revestimento do assento em tecido marrom, semelhante ao das antigas café racers. “Para dar ao modelo uma imagem mais racing, adicionamos grades ao chassi. Isso criou um visual de ‘hot rod’ quase ameaçador”, comenta Sands.
O T-Max de Roland Sands foi completamente “despido” e pouco lembra um scooter
A ideia de “despir” o maxi scooter para criar um modelo totalmente novo surgiu, segundo Roland Sands, a partir do próprio T-Max. “Nosso projeto tem como objetivo trazer o T-Max à sua própria essência. Uma vez vi uma foto do seu quadro de alumínio, que é uma herança das motos esportivas da Yamaha. Fiquei impressionado com o que a carenagem escondia e impressionado com a beleza da estrutura, por isso resolvi valorizar essa pureza mecânica em um visual completamente novo”, explica o badalado customizador californiano.
Com a concepção do projeto na cabeça, só restava começar a trabalhar. Desta forma, a equipe de Sands reconstruiu totalmente a parte central do scooter e, além de eliminar toda a carenagem e peças de plástico, o painel de instrumentos também foi removido. Assento e parte central foram recobertos por pele sintética, um novo cárter foi instalado e o paralama dianteiro utilizado no projeto é uma peça modificada oriunda da superesportiva YZF-R6, também da Yamaha. Todo o processo de personalização levou quatro semanas e, nas palavras do próprio Roland Sands, “não foi um caminho fácil”.
Segundo o customizador, modificar o maxi scooter “não foi um caminho fácil”
Modificar o maxi scooter da Yamaha na forma como ele estava dentro da cabeça de Roland Sands não foi fácil, mas o resultado final compensou. “Lidar com esse projeto tem sido muito estressante. Tivemos que lutar constantemente com o desejo de apenas transformar o T-Max em uma moto. Teria sido muito fácil modificar o design, mas queríamos manter a parte central sobressaltada do scooter”, comenta Sands, que também se rendeu aos encantos da sua criação. “Eu dei umas voltas com o T-Max e, para ser honesto, nem eu mesmo imaginava que gostaria tanto dele”, finalizou.
O scooter de Roland Sands ganhou traços de moto chopper e elementos esportivos
Por enquanto, a Yamaha ainda não anunciou se repetirá o desafio para o ano que vem. Mas, seria no mínimo interessante ver os três customizadores mostrando suas releituras para outro modelo da marca, como uma superesportiva do porte da YZF-R1, por exemplo, não acham?
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