sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Triumph Speed Triple 1050: O ícone se renova


Moto mais vendida das Triumph modernas devia atualizar-se... e isso já foi feito! A nova Speed Triple 2013 é mais moderna, bonita, e claramente melhor

Triumph Speed Triple 1050: El icono se renueva
Surgida em 1994, há 16 anos, a Speed Triple foi a moto mais carismática e vendida da nova época da Triumph, chefiada por John Bloor. Com as mudanças de cilindradas (855, 955 e 1050), sua estética não mudou muito, até agora. Essa naked esportiva sempre ficou caracterizada pelo farol duplo e pelo motor de 3 cilindros, marca da casa. Esta é a hora de deixá-la em dias, sua parte dinâmica e sua mudança estética.
Finalmente os faróis redondos são substituídos por um design mais rasgado, agradando a muitos e desagradando a alguns. A parte dianteira está em cor negra, a bateria em novo local, novas tampas laterais do radiador, enquanto a parte traseira está menor e mais moderna.
Estética renovada
Triumph Speed Triple 1050: El icono se renueva
A luz de freio é com leds; os escapes saem por cima logo abaixo da rabeta, em formato oval e com 1,5 kg menos. Pode-se optar por escapes que reduzem em até 7 kg comparado aos originais. A parte ciclo foi revisada a fundo, o chassis mais compacto e estreito na zona das pedaleiras e perto do tanque, melhorando o alcance do chão com ambos os pés. A posição de condução está muito melhor, com mais espaço para o piloto evitando que fique muito perto do guidão, mais relaxado e natural. O eixo traseiro monobraço aumentou em 18,5 mm, dando mais estabilidade e tração. A bateria está situada na frente, diante do tanque, para concentrar aí o peso da moto. O motor foi totalmente revisado, está mais avançado, elevado e inclinado para frente. O câmbio mais preciso e a potência aumenta 5 CV, sendo agora 135 CV, e o torque supera os 11 kgm. Com jantes mais leves, o seu peso total reduziu 3 kg.
Mais cômoda... mais esportiva
Triumph Speed Triple 1050: El icono se renueva
Testamos a nova Speed Triple e vimos uma moto totalmente nova. Sua posição de pilotagem é mais natural, as pernas não tão abertas, o guidão na medida. Demos a partida no motor e notamos ela mais precisa e menos nervosa.

As sacudidas na direção ao acelerar forte em marchas curtas, desapareceram. A roda dianteira tem mais firmeza e transmite confiança no asfalto, mantendo o traçado. Segue sendo muito ágil e precisa, com muita estabilidade. Inclina forte nas curvas graças ao menor peso e sua distribuição. Realmente está mais precisa, ágil e fácil que antes. O pneu traseiro tem agora 190 mm para dar mais estabilidade e contato. Tem a grande vantagem de conseguir responder muito bem em quase todas as velocidades com apenas uma marcha mais longa, evitando muitas mudanças. Seu motor 3 cilindros sempre responde bem e empurra essa Triumph sempre com muita energia. Apenas a embreagem, em reduzidas fortes, deixa a moto quicar devido ao bloqueio da roda traseira, não sendo muito agradável...
Na estrada
Triumph Speed Triple 1050: El icono se renueva
Levamos a 1050 numa pista de montanhas e vimos como se mostra tão rápida e fácil de pilotar, parecendo ser menor, mas com motor mais potente. Com esta Triumph, você aponta e chega, sem oscila, sem vacilos. Seus freios são muito potentes, mas poderiam morder ainda mais principalmente em pistas de circuito.
Sua espera já é uma realidade. Esse novo modelo está melhor em todos os aspectos e gostamos muito do que vimos. Passou do que já era bom para algo melhor. Você já dispõe do futuro.

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