sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Scorpa SR 280:



Quando parecia que seria uma marca condenada a desaparecer, Scorpa ressurge com as mãos da Sherco. Desejamos que essa segunda parte seja boa.




Depois de muita incerteza, a Scorpa foi comprada pela Sherco. Marc Teissier, proprietário da Sherco, resolve ser o dono da marca 100% francesa, da qual foi fundador.

A partir de agora a tecnologia Sherco lança a nova SR 280 de trail, com parte ciclo Scorpa e excelente motor Sherco.

Ar renovado




Se nota um novo ar na nova SR 280: a cor azul-acinzentada, tradicional das Scorpa, foi substituída por uma cor laranja, mais moderna e ousada, dando-lhe mais vida. Motor de 1 cilindro, 2T, com refrigeração líquida. 272 com cotas internas de 76x60 mm. Carburador Dell´Orto PHPL de 26 mm de diâmetro do difusor e caixa de macha de 5 velocidades.


Como novidades, um escape totalmente novo, em negro, de uma só peça. Chassi tubular de aço, forquilha Morzocchi com barras de aço de 40 mm de diâmetro. Amortecedor traseiro é um Sachs, que vai direto ao eixo, sem bieletas. Freios da AJP, e rodas com jantes Monrad de discos Braking.

Tudo a favor




O motor Scherco oferece muitos benefícios à Scorpa. Com 71,5 kg, 3,5 kg a menos que o modelo anterior de motor Yamaha. Agora a Scorpa está concorrendo de frente com suas concorrentes nessa categoria.


Agora o motor tem melhor rendimento nas baixas e muita potência nas altas. Mudança radical. O motor tem um tato excelente. Controlamos a todo o momento as reações das rodas tanto traseira como dianteira. É fácil de ser pilotado, especialmente em pistas de boa aderência, permitindo superar obstáculos de sobra e com boa sensação de controle. Em pista escorregadia, controlar a potência fica mais complicado, pois a resposta é rápida e tem que abrir gás para não perder a tração logo.


A embreagem tem a necessária rapidez nos momentos delicados, importante para dosar a potência nos pontos críticos de aderência. O cambio tem uma segunda muito eficaz, vai bem em todas as zonas, apenas sendo substituída pela terceira em zonas que requerem maior inércia, ou em zonas de giros mais fechados, indo mais devagar, ideal para a primeira.

Nobreza nas reações

A posição sobre a SR 280 é muito boa, com um guidão cômodo e todos os comandos à mão. Notamos a moto menor, mais leve, fácil de ser pilotada, mais que a versão anterior. Sendo o chassi seu ponto forte. Tem reações nobres e a estabilidade e o ponto de equilíbrio do chassi te facilita enormemente na pilotagem.

Gostamos também do comportamento das suspensões; a forquilha Marzocchi, mesmo sendo de aço e mais pesada que as de alumínio do modelo anterior SY, surpreende pelo bom desempenho das molas e parte hidráulica. A primeira parte é sensível, o hidráulico de extensão muito rápido, fazendo aumentar a sensação de leveza do conjunto. A absorção de impactos está muito bem, e por mais saltos que demos não sentimos nenhum golpe desagradável. As mudanças com a roda dianteira se fazem de maneira intuitiva e com mínimo esforço. Esse comportamento se reproduz na suspensão traseira, gostamos da sensibilidade e da tração, muito progressiva. Os rebotes nos escalões fortes não ajudam tanto como em outras motos com bieletas, mas ainda assim supera-os com êxito. Os freios cumprem muito bem seu papel, total controle em ambas as rodas.

Possivelmente não é uma moto tão radical quanto suas rivais, mas asseguramos que é uma das motos mais fáceis de pilotar, bem indicada para boa parte dos fãs. Seu preço está muito mais que justificado pelo seu comportamento e pela alta qualidade da fabricação Scorpa.

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