sábado, 18 de agosto de 2012

E você, sabe fazer curva com sua moto?


Você já ouviu expressão "Boi de reta"? Essa frase é comumente usada, por quem é do meio motociclístico, para rotular determinado piloto que é muito bom de reta, mas que não sabe fazer curvas. As curvas são os verdadeiros desafios para quem pilota motos, afinal, nas retas não há muito o que fazer além de acelerar. A grande maioria dos iniciantes no mundo das duas rodas sofre seu primeiro tombo em uma curva, pensando nisso, resolvemos passar algumas dicas para que você não seja a próxima vítima de um erro de pilotagem.

De uma maneira geral você deve ter em mente que para executar uma manobra de curva existem três passos a seguir: Planejamento, Preparação e Execussão.
 
Planejamento

Nunca deixe para pensar na curva quando já estiver dentro dela, pois, caso você tenha entrado com uma velocidade acima do ideal, terá poucas chances de corrigir à tempo. Na sua mente a curva deve começar quando você a enxerga, após visualizar a curva você deve começar a reduzir a velocidade de forma gradativa para iniciar a fase de Preparação.

Preparação

Caso você já tenha tido oportunidade de assistir alguma corrida de motos, seja no asfalto ou na terra, deve ter percebido que os pilotos se posicionam para entrar na curva ainda durante a frenágem, isto é o que chamamos de preparação. Você deve se posicionar para a entrada da curva enquanto freia e antes de inclinar, dessa forma você terá total segurança para executar a manobra.

Execussão

Para a fase de execussão lembre-se de uma regra simples: Entre devagar e saia rápido. Nunca deve-se freiar dentro da curva, pois você pode perder aderência e levar um tombo, sempre devemos freiar antes de entrar na curva, inclinar a moto, e quando estivermos voltando à posição ereta, acelerar novamente. Desta maneira não tem erro, você fará sempre curvas com segurança.

É claro que estas dicas são para pilotagem de maneira geral, existem formas específicas de executar curvas dependendo do tipo de moto, do tipo de pilotagem (Se esportiva ou não) e até do tipo de pista, mas isto é assunto para outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário