De acordo com os organizadores, cerca de 1.000 motociclistas foram ao 1º Valongo Moto Classic
O cenário não podia ser mais adequado: a Estação Ferroviária do Valongo, da antiga São Paulo Railway, estação que ligava Santos à Jundiaí, de onde tantos imigrantes chegaram ao País. Foi lá que aconteceu o 1º Valongo Moto Classic, um encontro de motos clássicas, no último sábado, 28 de julho, organizado pelo entusiasta das velhas senhoras Marcos Pasini, com apoio da Prefeitura da cidade litorânea e patrocinadores. Nem mesmo o tempo nublado e a garoa que caiu pela manhã atrapalharam o evento. Com cerca de 1.000 motociclistas presentes, de acordo com estimativas dos organizadores, Pasini confessa que a presença dos motociclistas e das principais atrações – no caso, as motos clássicas – superou as expectativas nessa primeira edição.
Antigas Honda “Four”, Harleys, enfim, motos de todo o tipo lotaram a bela estação do Valongo, no Centro Histórico de Santos
Engenheiro de profissão, Pasini há anos mantém viva a paixão pelas motos antigas no seu sitemotoclássicas70 . Depois que os motociclistas paulistas ficaram órfãos do “Moto&Cia Classic“, encontro que ocorria em julho no Pátio do Colégio, no Centro de São Paulo, há quase dez anos, Pasini decidiu com a ajuda dos “antigomotociclistas” de Santos organizar um evento lá no litoral. E essa primeira edição do evento já foi um sucesso. Muitos motociclistas, é verdade, inclusive este que vos escreve, desceu a serra com motos modernas. Mas houve gente que pegou a estrada para exibir sua clássica na área VIP do evento, reservada às motos até 1979, caso de Osmar Gouveia, que veio de Cesário Lange (SP) a cerca de 250km de Santos, com sua Norton 500cc 1948, e que recebeu o Prêmio Espírito de Aventura (expositor que veio rodando com sua moto de mais longe).
Antigas BMW também marcaram presença
Houve ainda outros prêmios, como o concedido à moto mais antiga, uma Indian Twin Board Track Racer de 1907, ou o prêmio originalidade, para uma Honda CB 750 K2 Four, ano 1974, e também o prêmio raridade, que foi ganho por uma bela Moto Guzzi Falcone, também de 1974. Mas havia muitas outras clássicas no local, como a Honda 65cc 1968, do próprio Pasini, uma Yamaha 200 1971, uma impecável Mòndial de Corrida, e a Mòndial 125cc 1958 do ex-piloto veterano santista, o Alfredinho, com a qual ganhou praticamente todas as provas que competiu no final da década de 60. Além de diversas Honda “Four”, BMW, Harley-Davidson, Czépel, e as maravilhosas “Café-Racer” (Honda 500 Four e Suzuki T500) levadas gentilmente pela oficina Recar, de São Paulo (SP). Com o sucesso do evento, Pasini já garante a segunda edição para o próximo ano. (texto e fotos: Arthur Caldeira)
Honda CB 360, usada pela polícia na década de 70
O bonde, que leva os turistas para um passeio no centro histórico, conferia um ar ainda mais retrô ao encontro das clássicas
Não precisa ser velho para pilotar uma clássica como essa Honda CB 500 Four
A moderna Honda CBR 1000RR 2012, que me levou para ver as clássicas em Santos, em frente à histórica Bolsa do Café
Nenhum comentário:
Postar um comentário