sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MOTO TRIAL NO VIDIGAL: UM PONTO DE VISTA INCOMUM


O topo da comunidade revela uma das mais belas vistas do Rio de JaneiroA comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebeu um visitante ilustre (e bastante radical) nesta semana. Julien Dupont, piloto francês de moto trial – modalidade do motociclismo popular na Europa, em que o objetivo é transpor obstáculos sobre duas rodas sem tocar os pés no chão em nenhum momento – esteve na Cidade Maravilhosa em busca de locais inusitados e inéditos para demonstrar sua habilidade em cima da motocicleta. Nada melhor do que as estreitas ruas e escadarias da recém-pacificada favela carioca para desafiá-lo.
Logo ao chegar ao Vidigal, a primeira coisa que chamou a atenção de Julien foi a receptividade das pessoas. “Em casa, todos me falavam ‘Você vai para a favela? Está maluco?! É muito perigoso!’ O que eu vi, assim que cheguei por aqui, foi o contrário. Todos me receberam muito bem; a energia e alegria das pessoas é algo contagiante”, revelou.
As construções da comunidade também despertaram a curiosidade de Julien, que comentou sobre a dificuldade de praticar o trial em espaços tão curtos, tornando a execução dos movimentos ainda mais difícil. “Tudo aqui é muito apertado, com pouco espaço. Não tem uma linha lógica. Você sobe e desce o tempo todo, sem contar que é tudo retorcido. É bem desafiador”, disse.
Se a felicidade da população foi algo que chamou a atenção do piloto de 32 anos, a coragem e habilidade de Julien eram o comentário geral por onde passava com sua moto. “Caraca! Olha lá o que o cara fez!” e “Esse cara é maluco!” eram algumas das frases mais escutadas no Vidigal entre segunda e quarta-feira.
Morador da comunidade há dez anos, William Santos, conhecido localmente como “Shakespeare”, acompanhou a movimentação durante todos os dias e ainda ajudou a mostrar pontos em que o atleta poderia executar suas manobras. A cada movimento, William se mostrava surpreso. “Olha... vou te dizer: moro aqui no Vidigal há dez anos e já vi muita coisa maluca aqui, mas o que esse cara faz é muito louco! É realmente um artista das duas rodas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário