E para finalizar um ano que foi de muitos quilômetros rodados e muitas avaliações, um superteste!
Foram 4.000 km em uma semana, revezando entre a Honda VFR 1200F e a Suzuki GSX 1300R Hayabusa, ambas na versão 2012. Nos quatro primeiros dias fiz 2.500 km da seguinte forma: na 5ª feira saí do Rio de Janeiro para São Paulo pelas Rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto com a VFR 1200F. Na 6ª feira fui de São Paulo para o Rio com a Hayabusa. No sábado pela manhã testei-a no agora finado Autódromo de Jacarepaguá, e à tarde voltei com ela para São Paulo pelo mesmo trajeto anterior. No domingo, saí de São Paulo cedinho com a VFR 1200F fazendo o mesmo percurso que fiz com a Hayabusa, e testei-a à tarde em Jacarepaguá. Na 2ª feira voltei para São Paulo.
Duas das motos mais cobiçadas pelos estradeiros, a Honda VFR 1200F e a Suzuki GSX 1300R Hayabusa esbanjam beleza e potência. São supermáquinas da mesma categoria, mas de estilos diferentes. Qual é a mais bonita? Difícil dizer. As duas são lindas e a escolha será uma questão de gosto. Uma tem o estilo mais agressivo, e a outra, mais “clean”.
Apesar de ter feito o mesmo percurso com as duas motos, as condições de pista e climáticas foram diferentes, por isso não podemos considerar a velocidade máxima e a aceleração como comparativo, por não terem sido feitas no mesmo momento.
Cada vez que eu levantava de uma e sentava na outra, minha expressão era a mesma: “que tesão de moto!”. As duas são fantásticas. Na Hayabusa você encontrará mais arrojo e potência enquanto que na VFR mais tecnologia e elegância.
O ronco do motor da Hayabusa é mais grave e mais baixo e na VFR o volume é mais alto e mais aberto. Se bem que com o barulho do vento no capacete, pouco se escuta. Mas com o giro alto, os dois são deliciosos.
A Hayabusa corta a 12.000 rpm e as velocidades máximas que atingi foram: 1ª – 140 km/h; 2ª – 190; 3ª – 240. A máxima, entrando lançada na reta longa de Jacarepaguá foi 280.
A posição de pilotagem da VFR é um pouco mais ereta e com a perna mais esticada, sendo mais estilo Touring. A da Hayabusa é mais esportiva, com as pernas mais dobradas e tronco mais abaixado.
No que diz respeito à ergonomia do tanque de gasolina, o da Hayabusa se mostrou mais confortável e eu nem o sentia.
Por causa do design do banco do carona e da alça para segurar, minha malinha ficou mais bem acomodada na VFR.
O painel das duas é completo e bonito.
Retrovisores: os dois são muito bons, com excelente campo de visão.
No trânsito pesado, achei que a buzina da VFR fica um pouco longe do dedo.
Os dois faróis são ótimos, mas o da VFR é ainda mais forte, chamando mais atenção dos carros que estão à nossa frente.
Retrovisores: os dois são muito bons, com excelente campo de visão.
No trânsito pesado, achei que a buzina da VFR fica um pouco longe do dedo.
Os dois faróis são ótimos, mas o da VFR é ainda mais forte, chamando mais atenção dos carros que estão à nossa frente.
Os freios das duas foram bastante eficientes. Mas nas frenagens mais fortes dentro do Autódromo de Jacarepaguá e com temperatura bem alta, pelo fato da VFR ter Combined-ABS discos maiores e 6 pistões na dianteira, se saiu melhor.
Ah! A VFR traz ainda freio de mão.
Seja com uma ou com outra, tudo passou muito rápido! Inclusive a semana que fiquei com as duas.
CLIQUE AQUI para ver uma galeria completa de fotos com essas duas supermáquinas!
HONDA VFR 1200F
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SUZUKI GSX 1300R HAYABUSA
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Cilindrada | 1.236,7cm³ | 1.340 cm³ |
Cilindros | 4 em V, 16 válvulas | 4 em linha, 16 válvulas |
Potência | 172,7cv a 10.000 rpm | 197 cv a 9.500 rpm |
Torque | 13,2kgf.m a 8.750 rpm | 15,81 Kgf a 7.200 rpm |
Diâm x curso pistão | 81 X 60 mm | 81 x 65 mm |
Compressão | 12:1 | 12,5:1 |
Escapamento | 4 x 2 | 4 x 1 |
Câmbio | 6 marchas aut/man | 6 marchas tradicional |
Transmissão final | eixo-cardã | corrente |
Chassi | Diamond frame de alumínio | twin-spar frame de alumínio |
Suspensão diant | Telescópica invertida, 120 mm | Telescópica invertida, 120 mm |
Suspensão traseira | Pro-link monoamortecida, 130mm | Balança articulada, tipo link, monoamortecida, 120 mm |
Freio dianteiro | disco duplo 320 mm com 6 pistões | disco duplo 310 mm com 4 pistões |
Freio traseiro | disco simples 276 mm com 2 pistões | disco simples 260 mm com 2 pistões |
Tanque de combustível | 18,5 litros | 21 litros |
Consumo médio | 13,5 a 17 km/l | 15 a 16,3 Km/l |
Compr x larg x altura | 2.244 x 740 x 1.222 mm | 2.190 x 735 x 1.165 mm |
Entre eixos | 1.545 mm | 1.480 mm |
Pneu dianteiro | 120/70ZR – 17 M/C 58W | 120/70 ZR17 M/C (58W) |
Pneu traseiro | 190/55ZR – 17M/C 75W | 190/50 ZR17 M/C (73W) |
Peso | 264 kg | 248 kg |
Altura do banco | 81,5 cm | 80,5 cm |
Distância do solo | 12,8 cm | 12 cm |
Add-ons | Freio de mão C-ABS Câmbio automático Embreagem dupla | |
Preço | 69.900,00 | 56.000,00 |
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