quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Giorgetto Giugiaro, mestre do design, também desenhou motos


Estilo do design italiano traduzido na Ducati 860 GT, de 1975
Quando o assunto é design italiano voltado à indústria automobilista, o nome de Giorgetto Giugiaro é unanimidade. Em 1968 fundou a Italdesign Giugiaro, estúdio concebido para prestar serviços em várias atividades: engenharia, construção de protótipos, assistência na pré-produção, produção e todo o suporte necessário para a industrialização de um novo produto. A empresa, sediada em Turim, Itália, desenhou linhas de carros conhecidas em todo o mundo, como o Volkswagen Passat (1973) e o Volkswagen Golf I (1974 ), o Audi 80 (1978), Seat Ibiza (1984), e automóveis esportivos de luxo como o Maserati Spyder 4200 (2001) e o Lamborghini Gallardo (2002). Teve seu nome ligado a projetos da Fiat, Ford, Toyota, Subaru, Alfa Romeo entre tantas outras marcas.
A Italdesign também desenhou o inconfundível Lamborghini Gallardo
Devido ao sucesso de suas criações, Giorgetto Giugiaro recebeu o prêmio de “Car Designer of the Century”, em Las Vegas (EUA), em 1999. Em 2002, ele entrou definitivamente na história do design internacional, com a inclusão de seu nome no “Automotive Hall of Fame” de Detroit e no “ANE European Automotive Hall of Fame”, em Genebra, Suíça. O mundo do cinema também se rendeu ao trabalho do designer italiano utilizando modelos criados pela Italdesign Giugiaro como o Lotus Esprit, no filme “007 – O Espião que me Amava” (1977) e o DMC 12 DeLorean na trilogia “De Volta para o Futuro” (1985, 1989 e 1990).
O famoso Delorean passou pelas mãos de Giugiaro
Pouca gente sabe, mas na década de 70 Giorgetto Giugiaro também participou do segmento de duas rodas. Incorporou suas ideias nos projetos da Suzuki RE5 e também da Ducati 860 GT, ambas de 1975. O designer também desenvolveu soluções para o Gruppo Piaggio, mais precisamente o utilitário APE TM, de três rodas, e também para a Derbi, especificamente no scooter Predator. No APE, de 1983, Giugiaro fez uma releitura focada na maior proteção do pára-choque, estrutura de caixa da porta e do piso de caçamba. A nova cabine foi reprojetada para oferecer o o máximo de visibilidade e conforto para o motorista.
O utilitário Piaggio APE TM foi redesenhado por Giugiaro em 1983
Idealizado em 1998, o scooter Predator de 500cc conta com design bastante esportivo, o que o diferenciou da gama de produtos da marca. Neste projeto o Predator ecoava, guardada as devidas proporções, a imagem de superesportiva, cuja estética agradou muito o jovem europeu.
Com linhas arrojadas, o Derbi Pedator também foi obra da Italdesign em 1998
Já em colaboração com BasicNet, a Italdesign de Giugiaro projetou o K-Way Motus, um veículo com três rodas e dois assentos para deslocamentos urbanos. Além do desenho inovador, o K-Way tinha propulsão elétrica e também a combustão.Em função do sistema híbrido o veículo é capaz de rodar 100 km com dois litros de combustível ou 25 km em modo puramente elétrico.
Em 2010 surge o K-Way Motus, veículo de três rodas, ideal para o uso urbano
A Giugiaro Design já desenvolveu dois capacetes: o modelo Z-100 foi o primeiro de uma série de produtos desenhados para a fabricante japonesa Shoei, em uma parceria que começou em 1982. Em 2011, a empresa lançou um modelo de casco Jet (aberto) para os pilotos de scooters e motos custom. A estrutura do capacete é feito de plástico resistente a impactos, reforçada por elementos estruturais, juntamente com o design do logotipo Giugiaro. Em função de sua segurança e funcionalidade, o produto foi o vencedor do concurso Good Design Award 2010, na categoria “Equipamento de Proteção”.
O Z-100 foi o primeiro capacete da Italdesign para a marca japonesa Shoei
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre os trabalhos deste gênio do design, a partir de 7 de fevereiro de 2013, o Museu da Casa Brasileira, em parceria com a Star Edições Cinematográficas, realiza a exposição “Giugiaro: 45 anos de design italiano”. Com patrocínio da Volkswagen do Brasil e da TTrans, a mostra apresenta o trabalho de Giorgetto Giugiaro e Fabrizio Giugiaro, duas gerações de designers unidas na paixão pela forma de objetos únicos, que sintetizam beleza e funcionalidade.
Em 2010 nasceu a linha Giugiaro Elmo Stelvio com a assinatura do designer
A mostra visa trazer ao público brasileiro a significativa contribuição dos designers da família Giugiaro na construção da identidade italiana do século XX, não só por meio dos trabalhos realizados para a indústria automobilística, uma das principais marcas da dupla, mas também no desenvolvimento de diversos projetos ligados ao desenho industrial. A exposição “45 anos de design em exposição” traz uma seleção das criações mais importantes da Italdesign Giugiaro, algumas expostas em tamanho real, outras em escala reduzida.
Entre eles estão: a máquina de café expresso Emblema, para a Faema; a bola de basquete GL7, da Molten; a máquina de costura Logica, para a Necchi; a garrafa de água S. Bernardo Gocce, para Sanpellegrino Nestlé; a lavadora Moon, para a Indesit; a luminária Mantis, para a Bilumen; a mala Capsula, para a ACE; e a massa Marille, para a Voiello. A mostra fica aberta ao público entre 7 de fevereiro e 31 de março.
Giorgetto Giugiaro e Fabrizio Giugiaro, os gênios do design moderno
O Museu da Casa Brasileira fica na av. Faria Lima, 2.705, em São Paulo (SP). De terça a domingo funciona das 10h às 18h. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Domingos e feriados a entrada é franca. Informações, acesse www.mcb.org.br . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário