quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Kawasaki prepara festa para os 40 anos da Z1


Lançada no Salão de Colônia de 1972, a Z1 tinha motor de quatro cilindros com 82 cv 
Na próxima semana, entre 3 e 7 de outubro, acontece o Salão de Motos de Colônia (Intermot), na Alemanha – que a Infomoto estará cobrindo in loco. Um dos mais importantes eventos do setor de duas rodas, o salão alemão sempre foi palco de grandes lançamentos. Por exemplo, há 40 anos a Kawasaki mostrava em Colônia o primeiro modelo da mítica série de motocicletas batizadas de “Z”. Na época, a Z1 encantou o mundo com seus quatro cilindros em linha e a alma esportiva das motos da marca verde.
Passado e presente: a Z1 de 1972 e a Z1000 atual
Agora, no Intermot 2012, tudo indica que a Kawa deverá mostrar uma edição especial da Z 1000, a representante moderna da família Z, em comemoração as quatro décadas da família. A festa, aliás, já começou com o lançamento de um relógio comemorativo e em edição limitada a 903 unidades – não por acaso a capacidade cúbica da primeira Z1, lançada há 40 anos.
Um relógio limitado a 903 unidades – a capacidade cúbica da Z1 – foi o primeiro passo para celebrar as quatro décadas do modelo
Além de ostentar o título de primogênita da família, a Kawasaki Z1 tem uma história interessante por trás do seu nascimento. Na ânsia de lançar a primeira moto japonesa com quatro cilindros em linha de quatro tempos, em meados da década de 1960, a Kawasaki desenvolvia em segredo um propulsor com essas características, sob o pseudônimo de NYS (New York Steak), já que o projeto pretendia fazer sucesso nos Estados Unidos. O problema é que em outubro de 1968, a Honda surpreendeu no Tokyo Motorcycle Show e lançou a CB 750 Four, antecipando-se à Kawasaki. Pelo menos é isso que se conta nos bastidores.
Cartaz da Kawasaki de 1972 anunciava a estreia mundial da Z1 no Salão de Colônia em 1972
Mais tarde, o projeto foi retomado e a Z1 fez sua primeira aparição no Salão de Colônia, em 1972, causando furor entre os presentes. “Empurrada” por um propulsor de quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas, com 903 cm³ de capacidade, que produzia 82 cavalos de potência máxima, a Z1  fez sucesso na Europa e nos Estados Unidos, e aos poucos conquistou todo o mundo.
Linha de montagem da Kawasaki produzindo os primeiros modelos da naked, que se tornou sucesso em todo o mundo
Agora, em 2012, a Kawasaki organiza uma grande festa para Colônia, berço da história do modelo, onde promete um desfile com todos os modelos da série “Z”, além da apresentação de uma edição especial. “Eu vi a Z1 no IFMA Motorcycle Show, em Colônia, em setembro de 1972, e imediatamente encomendei uma. A minha moto foi uma das primeiras Z1 entregues, mas só em março de 1973”, relata Franz Volkman de Speyer, um alemão de 60 anos apaixonado pelo modelo.
Kawasaki deve mostrar uma nova Z1000 ou pelo menos uma edição comemorativa aos 40 anos da família Z
Outra pista de que a festa vai ser grande – o que aumenta a expectativa por uma nova versão, ou um modelo especial – é a declaração do Diretor-Presidente da Kawasaki Europa, o Sr. Yasushi Kawakami, convidando todos os entusiastas do modelo a participarem da festa. “Aproveitando os 40 anos da série Z, a Kawasaki quer celebrar este evento em conjunto com os clientes do passado, presente e futuro”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário