segunda-feira, 18 de junho de 2012

Yamaha YZF-R1 2013 ganha controle de tração no Brasil

Conforme eu já havia anunciado na época do lançamento lá fora, a R1 2013 chega ao Brasil com as mesmas modificações lançadas no final do ano passado no exterior, além de um grafismo exclusivo!

A Yamaha acabou de anunciar o lançamento, que no Brasil ganhou um grafismo inédito. A última versão da super-esportiva da marca dos diapasões agora está disponível para quem quiser (e puder).

A principal novidade é o sistema TCS, que é o nome do sistema eletrônico de controle de tração da Yamaha. Com 7 regulagens diferentes, ele serve para evitar que o motor despeje potência além do necessário na roda traseira, o que é especialmente útil nas saídas de curva. Afinal de contas, controlar os 182 cavalos do motor 1000 dessa Moto não era uma das tarefas mais fáceis.
Agora ficou fácil. Com 7 regulagens de controle de tração e 3 mapeamentos diferentes deInjeção Eletrônica, a moto possui 21 esquemas de comportamento diferentes, que certamente vão agradar desde o piloto profissional até o mais inexperiente dos pilotos. Melhor mesmo, só se tivesse freio ABS (e que pudesse ser desligado).
Além do TCS, a moto ganhou ajustes nas suspensões, em especial a traseira, com novo controle de pré-carga da mola. Os freios também foram otimizados.
No mais, os detalhes são estéticos: Nova carenagem superior, novos faróis, piscas de LED.

O Motor continua sendo o inovador (e controverso) Crossplane de 998cc, capaz de gerar até 182 cavalos de potência e 11,7 kgf.m de torque. É uma tecnologia que apenas a Yamaha possui, e segundo ela, faz a entrega de torque ser mais linear, obtendo-se assim máximo desempenho.
A Yamaha YZF-R1 2013 nacional tem preço sugerido de R$ 61.490,00, e já pode ser encomendada em toda a rede de concessionárias Yamaha.
 

 

Ficha técnica

Motor
Tipo4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas (as 8 de admissão são de titânio), virabrequim tipo “Crosssplane”, cárter úmido
Cilindrada998 cc
Potência máxima182 hp @ 12.500RPM (sem admissão forçada)
Torque máximo11,7 kgm.f @ 10.000 RPM
Combustível
AlimentaçãoInjeção eletrônica YCC-T e YCC-I
Tanque de combustível18 litros
Eletrônica
IgniçãoEletrônica transistorada, com controle de tração integrado
PartidaElétrica
Farois12 V, 55/60W x2
Transmissão
EmbreagemMultidisco banhada a óleo
CâmbioManual, sequencial, 6 velocidades
Transmissão finalPor corrente com O-Ring
Quadro
TipoDeltabox em alumínio
Chassis
Comprimento2.070 mm
Largura715 mm
Altura1.130 mm
Distância entre eixos1.415 mm
Caster24º
Altura do assento835 mm
Peso seco177 kg
Peso em ordem de marcha206 kg
Capacidade máxima de carga180 kg
Suspensão
DianteiraGarfo telescópico invertido de 43mm, curso 119mm com ajuste de pré-carga, compressão e retorno.
TraseiraAmortecedor único hidráulico com reservatório anexado, ajustável para baixa e alta velocidade na pré-carga, retorno e compressão.
Roda dianteiraDe liga leve, 17 polegadas
Roda traseiraDe liga leve, 17 polegadas
Pneu dianteiro120/70 ZR17 M/C, sem câmara
Pneu traseiro190/55 ZR17 M/C, sem câmara
Freio dianteiroDisco Duplo de 310mm com pinças de 6 pistões montadas radialmente.
Freio traseiroDisco simples de 220mm com pinça de 1 pistão.
Cores (2013)Azul e branca, Branca ou Preta
Preço (2013)R$ 61.490,00

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