quinta-feira, 21 de junho de 2012

Kawasaki Ninja ZX-10R 2011 chega ao Brasil por R$ 59.990


A Kawasaki Motores do Brasil apresenta ao mercado brasileiro o modelo 2011 da Ninja ZX-10R. Dona de um desempenho potencial derivado da tecnologia desenvolvida para os modelos de competição, a superesportiva apresenta alterações significativas. As principais foram no design e a incorporação do controle de tração S-KTRC (Controle de Tração Esportiva Kawasaki).
A Kawasaki Ninja ZX-10R versão 2011 importada chega às concessionárias autorizadas até a segunda quinzena de abril. Além disso, o modelo passará a ser produzido na fábrica de Manaus (AM) no segundo semestre deste ano. O Brasil será o primeiro país a produzir a Ninja ZX-10R fora do Japão, numa demonstração da confiança da matriz na subsidiária brasileira. O preço público sugerido do modelo nacionalizado, R$ 59.990 (frete não incluso), será praticado imediatamente, inclusive para o modelo importado.
Mesmo com visual modificado, a máquina ainda manteve as características presentes em todas as motocicletas da marca: a elegância e a robustez. A Ninja ZX-10R 2011 traz em sua carenagem adereços mais arredondados, ante os pontiagudos do anterior. Além disso, a parte frontal também ganhou atenção especial dos engenheiros. Os faróis foram redesenhados, dando ao modelo um ar mais harmonioso. Outra mudança foi a integração de uma lâmpada do tipo LED (3 Bulbos) posicionada acima da entrada de ar, que foi ampliada para melhorar o fornecimento de ar ao motor. O painel de instrumentos também foi alterado. Agora, o conta-giros está equipado com barras indicadoras em formato de arco – algo inédito nos modelos superesportivos. Há também no display multifuncional a opção de dois modos de pilotagem: Race e Standard, que altera a posição do velocímetro e também do indicador de marchas.
A superbike conta ainda com uma série de novas tecnologias visando a esportividade, como o controle de tração S-KTRC. Este novo mecanismo oferece ao piloto três modos de uso: esportivo, esporte-urbano e uso em piso molhado. Deste modo, o sistema monitora a condição de aceleração do motor e as rotações das rodas, impedindo que a roda traseira perca o contato com o solo e ocasione a perda do controle da motocicleta. Outra inovação tida como um dos diferenciais da Ninja ZX-10R 2011 é o moderno Power Mode (modo de potência), composto por três fases: Full, Midle e Low.
A motocicleta é equipada com motor de 998cc, quatro cilindros em linha, que ganhou alguns cavalos a mais. Desenvolvido nas pistas de corrida, o propulsor entrega 201 cv de potência máxima a 13.000 rpm com um torque de 11,4 kgfm a 11.500 rpm (o modelo 2010 apresentava 188 cv a 12.500 rpm). O novo layout do motor permitiu que houvesse uma união singular com a transmissão, o que elevou a precisão nas trocas de marchas, principalmente quando o assunto é alta performance. A transmissão tipo Cassete  teve sua relação reduzida na 4ª, 5ª e 6ª marchas, melhorando o desempenho da Ninja ZX-10R em pistas.
Os engenheiros da Kawasaki também redesenharam o quadro desta Ninja. O intuito foi proporcionar maior rigidez e diminuição do peso. Desta forma, consegue-se a centralização de massa o que, por sua vez, dá ao modelo maior leveza e agilidade.
A nova suspensão dianteira BPF (Big Piston Fork) com tubos de 43 mm de diâmetro é um dos grandes fatores que contribuem para a postura destacada da nova Ninja ZX-10R sob frenagem. Comparada com uma bengala de cartucho do mesmo tamanho, a BPF apresenta um pistão de quase o dobro da dimensão, o que melhora a ação hidráulica dentro da superfície aumentando assim a eficiência.  Já a suspensão traseira, Back-link, teve seu posicionamento invertido para contar com melhores repostas, principalmente nas rodovias quando a motocicleta é mais exigida. Com a mudança, o amortecedor e o link foram posicionados sobre a balança, o resultado é maior grip, além de ação bem mais suave. Com maior estabilidade e rápidas respostas em curvas, o modelo ganha na ergonomia.
Para a Kawasaki Motores do Brasil, a chegada da Ninja ZX-10R 2011 e a nacionalização do modelo no segundo semestre será algo muito importante. Isso contribuirá para que a Kawasaki tenha uma presença ainda maior nos principais segmentos do mercado e, também aumente os serviços especializados para os produtos da marca no país.
Depoimento de Adam Waheed, editor de testes da revista Motorcycle Usa, após teste com a Ninja ZX-10R:
“Nunca, nem em um milhão de anos, achei que chegaria um dia que eu diria isso, mas, sem dúvidas, a característica mais excitante da nova ZX-10R não tem nada a ver com motor, chassis ou qualquer coisa relativa à mecânica. O S-KTRC é o sistema de controle de tração mais avançado que já testamos em uma motocicleta. Ele foi desenvolvido de modo a permitir que os pilotos cheguem próximos ao desempenho máximo da motocicleta através da otimização dos giros das rodas traseiras e aceleração do motor. Em parte, a razão pela qual esse sistema funciona tão bem é sua capacidade de adaptação às condições de pilotagem. Ao contrário de outros sistemas, não há padrões pré-determinados de combustível ou ignição, o S-KTRC faz constantes cálculos baseados na condição da aceleração do motor, posição do câmbio e velocidades, nas rodas traseira e dianteira. Isso torna possível prever o que pode acontecer e ajustar a curva de ignição do motor em tempo real”. O editor ainda destaca que “comparada com a moto do ano passado, o pacote oferecido na ZX-10R 2011 é de outro mundo. Não só torna a motocicleta mais fácil e segura de pilotar, como também permite que explore melhor a altíssima performance que uma motocicleta superesportiva moderna pode ter”.
FICHA TÉCNICA NINJA ZX-10R (MODELO 2011)
Motor: 4 tempos, refrigeração liquida, 4 cilindros em linha
Cilindrada:  998cc
Diâmetro x curso: 76.0 x 55.0 mm
Razão de compressão: 13.0:1
Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas
Potência máxima: 147.1kW {200.1PS} / 13,000 rpm
Potência máxima com RAM air: 154.4kW {209.9PS}/ 13,000 rpm
Torque máximo: 112 N•m {11.4kgf•m} / 11,500 rpm
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Sistema de ignição: Digital
Sistema de partida: Elétrica
Sistema de lubrificação: Lubrificação forçada
Transmissão: Seis velocidades
Sistema de acionamento: Corrente de transmissão
Relação de redução primária: 1.681 (79/47)
Relação 1ª marcha: 2.600 (39/15)
Relação 2ª marcha: 2.053 (39/19)
Relação 3ª marcha: 1.737 (33/19)
Relação 4ª marcha: 1.571 (33/21)
Relação 5ª marcha: 1.444 (26/18)
Relação de redução final: 2.294 (39/17)
Tipo de quadro: Duplo braço, alumínio
Inclinação / Trail: 25°/ 107 mm
Suspensão dianteira: Forquilha invertida de 43 mm com compressão ajustável
Suspensão traseira: Amortecedor traseiro horizontal
Curso da suspensão dianteira: 120 mm
Curso de suspensão traseira: 140 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu traseiro: 190/55ZR17M/C (75W)
Freio dianteiro: Discos duplos semi-flutuantes em forma de pétala de 310 mm
Freio traseiro: Disco de 220mm em forma de pétala
Ângulo de direção: 27° / 27°
Dimensões C x Lx A: 2.075 x 715 x 1.115 mm
Distância do solo: 135 mm
Distância entre eixos: 1,425 mm
Altura do assento: 813 mm
Capacidade do tanque: 17 litros
Peso em ordem de marcha: 198 kg / 201 kg (ABS)

Sobre a Kawasaki Motores do Brasil Ltda.
: A Kawasaki Motores do Brasil Ltda (KMB) é uma subsidiária integral da Kawasaki Heavy Industries Ltd (KHI) sediada no Japão. Em operação no Brasil desde outubro de 2008, a marca atua na importação, produção e comercialização de motocicletas, através de uma base operacional em São Paulo e uma fábrica no Pólo Industrial de Manaus. A Kawasaki está ampliando a sua atuação no País com a abertura de concessionárias autorizadas nas principais cidades brasileiras. www.kawasakibrasil.com
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