Lançada no ano passado, a XL700V Transalp é a aposta da Honda para competir no cada vez mais concorrido mercado das Big-trails no Brasil.
No Brasil a Honda é relativamente novata no segmento das Bigtrails. Antes da Transalp, apenas a XL1000V Varadero foi vendida, mas ficou pouco tempo (entre 2007 e 2009). ExcelenteMoto, mas descontinuada sem motivo aparente.
No Brasil a Honda é relativamente novata no segmento das Bigtrails. Antes da Transalp, apenas a XL1000V Varadero foi vendida, mas ficou pouco tempo (entre 2007 e 2009). ExcelenteMoto, mas descontinuada sem motivo aparente.
Honda XL1000 Varadero
Mas no exterior, a Honda sempre possuiu alguns exemplares marcantes, como a Africa Twin e a própria Transalp, que são Motos que já existem desde a década de 80, lançadas para concorrer com a Yamaha Ténéré, e que já tiveram opções de motorização monocilíndrica e bicilíndrica de 500 a 650cc.
Honda Transalp 1990
Nesta última versão, a Motocicleta possui um motor de 680cc em V a 52°, que é capaz de gerar até 60 cv a 7.750 RPM de potência e 6,12 kgf.m de torque a 6.000 RPM.
Características
O conjunto é simples, mas completo, e a moto pode encarar qualquer tipo de terreno, em qualquer condição.
As rodas são raiadas (com raios centrais) são de alumínio e pneus são com câmara de ar. Não é o melhor dos mundos, mas ajuda a manter o custo do projeto baixo, e permite o uso off-road mais intenso do que rodas de liga leve. A suspensão dianteira é convencional, sem ajustes, e a traseira é pró-link e possui apenas ajuste de pré-carga da mola. Na roda dianteira há dois discos de freio (fixos), com duas pinças de dois pistões cada (3 pistões na versão C-ABS), e na roda traseira, um disco simples com pinça de um pistão. O ABS é opcional e não há um botão para desconecta-lo (mas dá para fazer isso de outras formas).
Roda dianteira, raiada, suspensão convencional e freio ABS Combinado
Roda traseira, raiada, e disco simples com pinça de 1 pistão
O quadro é tubular em aço, o que torna o conjunto um pouco pesado, mas que atende bem a proposta da moto. O painel é totalmente eletrônico e é bem completo, com velocímetro digital, dois hodômetros parciais, hodômetro total, marcador de combustível, relógio e luzes espia.
Painel da Honda XL700V Transalp
No mais, a moto conta com farol único, mas com duas lâmpadas (uma para o farol alto, outra para o baixo), para-brisa baixo, e tanque de 17,5 litros, que não é tão grande, mas tem boa autonomia.
Farol da XL700V Transalp
Sua principal concorrente é a Suzuki DL650 V-Strom. Indiretamente, ela também concorre com a Kawasaki Versys, com a BMW G650GS e com a Yamaha XT660Z Ténéré.
Conclusão
A Honda XL700V Transalp é uma Big-trail valente, capaz de encarar qualquer terreno, boa para longas viagens, para terra, cascalho e brita. É um pouco grande e pesada para uso urbano mais intenso, mas na estrada ela se sai muito bem, apresentando motor com bom desempenho, boa autonomia, banco largo e confortável, e conjunto bem completo. O ABS opcional é realmente uma enorme vantagem sobre a concorrente da Suzuki, embora nos demais quesitos a V-Strom seja mais completa. O preço mais baixo também é um grande atrativo.


Ficha técnica
| Motor | |
| Tipo | 4 tempos, 2 cilindros em V a 52°, 8 válvulas, OHC, refrigerado a líquido e cárter úmido. |
| Cilindrada | 680 cc |
| Diâmetro x Curso | 81,0 x 66,0 mm |
| Taxa de compressão | 10,0:1 |
| Potência máxima | 60 cv @ 7.750 RPM |
| Torque máximo | 6,12 kgf.m @ 6.000 RPM |
| Marcha Lenta | 1.100 RPM +/- 100 |
| Capacidade de óleo | 2,9 litros |
| Combustível | |
| Alimentação | Injeção Eletrônica |
| Tanque de combustível | 17,5 litros |
| Eletrônica | |
| Ignição | ECU/CDI |
| Partida | Elétrica |
| Bateria | 12V 11Ah selada |
| Saída do Alternador | 396 W |
| Farois | 12V 55W H11 x2 |
| Transmissão | |
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
| Câmbio | Manual sequencial de 5 marchas |
| Redução final | 15/47 |
| Transmissão final | Corrente com o-ring |
| Quadro | |
| Tipo | Berço duplo em aço |
| Dimensões | |
| Comprimento | 2.250 mm |
| Largura | 905 mm |
| Altura | 1.305 mm |
| Distância mínima do solo | 177 mm |
| Distância entre eixos | 1.515 mm |
| Caster | 28° 23′ |
| Trail | 111 mm |
| Raio de curva | 2 m |
| Altura do assento | 841 mm |
| Peso em ordem de marcha | 214 kg (219 kg C-ABS) |
| Peso Bruto Total Máximo | 396 kg |
| Capacidade máxima de carga | 200 kg |
| Suspensão | |
| Dianteira | Garfo telescópico de 41mm de diâmetro, 177mm de curso. |
| Traseira | Braço oscilante com Pro-link, pré-carga da mola ajustável, 173mm de curso. |
| Roda dianteira | Raiada, de alumínio, de 19*2.5 polegadas |
| Roda traseira | Raiada, de alumínio, de 17*3.5 polegadas |
| Pneu dianteiro | 100/90 R19 (com câmara) |
| Pneu traseiro | 130/80 R17 (com câmara) |
| Freio dianteiro | Dois discos fixos e ventilados, de 256 mm, mordido por duas pinças flutuantes de 2 pistões cada (3 no modelo C-ABS). Com ABS não-desconectável opcional. |
| Freio traseiro | Disco único ventilado, de 240 mm, mordido por pinça de 1 pistão, com ABS não-desconectável opcional. |
| Preço sugerido (2012) | R$ 31.800,00 Standard, R$ 34.300,00 C-ABS. |
| Cores (2012) | Verde metálico ou Branco |
.jpg)









Nenhum comentário:
Postar um comentário