A TM Racing, fabricante de motos off-road para enduro, motocross e supermotard, foi criada em 1976 pelos italianos Claudio Flenghi e Francesco Battistelli, amigos de infância apaixonados por motos e corridas. A empresa é também fabricante dos famosos motores para Kart, MF2 e KZ10 que são utilizados na categoria de Shifter Kart também no Brasil.
Luca Proietti, ex-piloto da TM Racing na Itália, Adalto Gomes Filho, jornalista e dono de oficinas e lojas de motos, e Renato Bastos, empresário do ramo de importação, se associaram para importar a linha de motos off-road da fabricante italiana. O grupo de empresários já fechou com representantes de alguns estados e está negociando com outros.
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, já têm representantes.
A TM Racing italiana está no negócio como um parceiro comercial. Além de todo o apoio técnico, está dando também um prazo para o pagamento das motos, o que está ajudando aos sócios brasileiros a ter capital de giro.
As 16 motos que vieram no primeiro lote foram vendidas em três dias. Das 32 motos do segundo lote que ainda não chegou, 12 já estão vendidas. Adalto Gomes Filho acha que o fato de as concorrentes estarem com poucas unidades para entregar, ajudou a vender tão rapidamente este primeiro lote. Eles também entraram com um preço estratégico, menor do que os encontrados no mercado.
O carro chefe da TM do Brasil é a 250 4T Enduro, moto que testei na pista da ASW, Off Road Park, localizada em Mogi das Cruzes no interior de São Paulo. Andei tanto na pista quanto na trilha, e foi muito fácil me adaptar. A moto é bem leve, com suspensão que absorve bem as variações de terrenos e os saltos. Passei por raízes e aterrissei de saltos com tranquilidade.
A TM Brasil venderá as motos à vista ou com 50% de entrada e o restante em 6 vezes.
São 7 modelos:
250 4T Enduro, com injeção – R$ 32.000,00
250 4T Cross com injeção e partida elétrica – R$ 30.000,00
250 2T Enduro, com carburador – R$ 28.000,00
144 2T Enduro, com carburador
300 2T Enduro com carburador
450 4T Enduro, com injeção
450 4T Cross, com injeção
p.s.: valores no dia hoje, dia 28, já que está previsto aumento do IPI no dia 01° de setembro.
250 4T Enduro, com injeção – R$ 32.000,00
250 4T Cross com injeção e partida elétrica – R$ 30.000,00
250 2T Enduro, com carburador – R$ 28.000,00
144 2T Enduro, com carburador
300 2T Enduro com carburador
450 4T Enduro, com injeção
450 4T Cross, com injeção
p.s.: valores no dia hoje, dia 28, já que está previsto aumento do IPI no dia 01° de setembro.
Características das motos da TM Racing:
- produção artesanal
- chassi de alumínio ERGA
- cárter fundido em molde de areia (o que só é utilizado para fabricação de carros superesportivos)
- corpo da borboleta do sistema injetor fabricado pela TM
- eletrônica da MICROTEC
- os 4 sensores da injeção (pressão, temperatura, vácuo, tps) e o bico injetor de 12 furos, são automotivos
- freios italianos BREAKING – discos de 270 na dianteira e 240 na traseira
- pinça do freio dianteiro da BREMBO e do traseiro, da NISSIN
- duplo mapa de injeção, com botão para troca no guidão
- duplo mapa de ignição, com botão para troca no guidão, nas 2 tempos carburadas
- escapamento em titânio da holandesa HGS
- aro japonês EXEL
- mesas, cubo de roda e coroa produzidos com sistema CNC
- suspensão dianteira MARZOCCHI
- 4 versões de amortecedor para a suspensão traseira, da SACHS, OHLINS ou TM
- pistão forjado
- biela forjada nos modelos Cross
- curso da suspensão dianteira de 300 mm e da traseira, de 310.
- opção de relação de coroa de 50 a 53
- opção de escolha da ponteira
- opção de pedir mudança na taxa de compressão do motor, que originalmente vem com 8,8:1
- produção artesanal
- chassi de alumínio ERGA
- cárter fundido em molde de areia (o que só é utilizado para fabricação de carros superesportivos)
- corpo da borboleta do sistema injetor fabricado pela TM
- eletrônica da MICROTEC
- os 4 sensores da injeção (pressão, temperatura, vácuo, tps) e o bico injetor de 12 furos, são automotivos
- freios italianos BREAKING – discos de 270 na dianteira e 240 na traseira
- pinça do freio dianteiro da BREMBO e do traseiro, da NISSIN
- duplo mapa de injeção, com botão para troca no guidão
- duplo mapa de ignição, com botão para troca no guidão, nas 2 tempos carburadas
- escapamento em titânio da holandesa HGS
- aro japonês EXEL
- mesas, cubo de roda e coroa produzidos com sistema CNC
- suspensão dianteira MARZOCCHI
- 4 versões de amortecedor para a suspensão traseira, da SACHS, OHLINS ou TM
- pistão forjado
- biela forjada nos modelos Cross
- curso da suspensão dianteira de 300 mm e da traseira, de 310.
- opção de relação de coroa de 50 a 53
- opção de escolha da ponteira
- opção de pedir mudança na taxa de compressão do motor, que originalmente vem com 8,8:1
* por questões judiciais não divugam o peso, já que este pode mudar de uma moto para outra, mas garantem que são as mais leves em todas as categorias.
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