domingo, 7 de abril de 2013

TÉNÉRÉ 250 NO DINAMÔMETRO


Quem acompanha o blog, sabe que gosto muito da Ténéré 250 da Yamaha. Então assim que pude, passei a moto no dinamômetro para ver como está o seu motor.
Moto pronta para avaliação no dinamômetro
Moto pronta para avaliação no dinamômetro
Confira os números:
Potência declarada= 21 cv a 8 000 rpm
Torque declarado= 2,1 kgf.m a 6 500 rpm
Resultado no teste:
Potência máxima = 17,78 cv a 7 360 rpm (15,3 % menos que o declarado)
Torque máximo = 1,81 kgf.m a 6 330 rpm (13,8% menos que o declarado)
Mas por que esse valor menor? Calma que eu explico!
O fabricante divulga os dados de desempenho do motor com informações encontradas em medição no virabrequim. Se fazem isso por marketing ou por ser a maneira mais precisa de encontrar esses números no motor, não sei… A medição feita no dinamômetro de rolo é na roda, logo, existem perdas da energia gerada na transmissão secundária, no caso da Ténéré 250, por corrente. Entendeu?
O motor corta com 9 350 rpm, antes dos 10 000 giros, onde começa a faixa vermelha no painel.
Velocidade máxima por marcha:
1ª marcha = 45 km/h
2ª marcha = 69 km/h
3ª marcha = 92 km/h
4ª marcha = 112 km/h
5ª marcha = 138 km/h
Pela avaliação por marcha é possível ver que a primeira é mais longa e as demais marchas são praticamente iguais, mais curtas(1ª-45/ 2ª-24/ 3ª-23/ 4ª-20/ 5ª-26). Esse escalonamento, na minha opinião, foi planejado privilegiando o uso na cidade, nas incontáveis saídas de semáforos, evitando que o condutor tenha que trocar logo de marcha.
A motocicleta estava com 5 000 quilômetros no painel, com gasolina aditivada V-power Shell e óleo de motor Mobil semissintético 15W50.
Condição do teste:
26,9 °C – temperatura ambiente
60,7% – umidade do ar
92,3 kPa – pressão atmosférica
Gostou do teste? Ficou com alguma dúvida? Achou algo absurdo? Deixe um comentário!

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