sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ducati renova a aventureira Multistrada 1200


Prevista para fazer a estreia no Salão de Colônia, que vai de 2 a 7 de outubro, na Alemanha, a Ducati Multistrada 1200 2013 teve suas primeiras imagens reveladas nesta terça-feira (18). De acordo com a fabricante italiana, esta primeira evolução do modelo, apresentado em 2009, traz novo desenho na dianteira, motor atualizado e nova versão para a gama, a Granturismo.
Ducati Multistrada Granturismo (Foto: Divulgação)Ducati Multistrada Granturismo (Foto: Divulgação)
O modelo 2013 da aventureira ainda conta com nova geração do sistema de freios ABS, produzido pela Bosch, e traz para os modelos "S" sistema de suspensão inteligente semi-ativo, que se adapta ao terreno automaticamente. A marca informa que o sistema analisa o estado do piso, a condução do motociclista e o modo de pilotagem escolhida (são três opções na Multistrada) e adapta os amortecedores da melhor maneira.
Linha 2013 da Multistrada (Foto: Divulgação)Linha 2013 da Multistrada (Foto: Divulgação)
Todas as versões possuem controle de tração, que evita a perda de tração pela roda traseira, evitando acidentes. As alterações realizadas no motor não resultaram em mudanças em sua potência, que manteve os 150 cavalos. Contudo, a marca informa que seu desenpenho está mais linear. As vendas estão previstas para dezembro, na Europa.

Nova Granturismo
Dentre as versões, a principal novidade é a introdução da Granturismo. Ela possui mais malas para bagagem, sistema de iluminação extra de LED, pneus para rodar longas distâncias e bolha dianteira maior. Já a Multistrada Pikes Peak segue como edição comemorativa a famosa prova de estrada, realizada nos Estados Unidos.
Ducati Multistrada 1200 Pikes Peak (Foto: Divulgação)Ducati Multistrada 1200 Pikes Peak (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Elvis Presley também era motociclista


Elvis na capa da The Enthusiast,  edição de maio de 1956
Sei que perdemos um pouco o gancho – que no jargão jornalístico significa falar de um determinado assunto exatamente na data – mas, como fã do rei do rock não poderia deixar de comentar os 35 anos da morte de Elvis Presley. Com sua voz inconfundível, Elvis era um fanático por carros e motos e só para se ter uma ideia da paixão do rei do rock pelo veículos, hoje a mansão Graceland, em Memphis, no Tennesse, guarda inúmeros “brinquedos” de sua coleção particular. Em uma área reservada, estão expostos mais de 20 máquinas que pertenceram ao rei – como seu famoso Cadilac Eldorado 1956 e duas Harley-Davidson – uma Electra Glide 1200 e uma chopper, ambas da década de 1960, além de um primo distante do Trike, o tricilo da H-D.
A Harley-Davidson KH foi comprada pelo rei do rock por apenas US$ 903. 
Mas o encontro entre este dois ícones norte-americanos tinha acontecido alguns anos antes, em 1956. O jovem pop star da música mundial foi a capa da edição de maio da “The Enthusiast”, publicação da própria Harley. Na foto o rei do rock aparece sobre uma Harley KH. Estive no Museu da H-D em Milwaukee (EUA) e pude ver de perto a moto que foi do Elvis. Vermelha, com detalhes em branco no tanque de combustível e um enorme parabrisa, o modelo foi flagrado rodando pelas ruas de Memphis com o cantor e ator algumas vezes. Elvis comprou esta H-D de um concessionário local por US$ 903. O mito morreu em 1977 vitima de um ataque de coração fulminante provocado por uma overdose de remédios.
A moto de Elvis é uma das grandes atrações do Museu da Harley em Milwaukee (EUA)
Mas, para quem é fã do Elvis e do bom e velho rock’n roll ai vão duas dicas. Não perca a exposição “Elvis Experience”, que abre suas portas em 5 de setembro no Shopping Eldorado (SP). A mostra contará com mais de 500 documentos, fotos e objetos raros.
A outra sugestão é curtir todas as atrações musicais do Rio Harley Days 2012, que acontecerá na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de setembro. Entre as bandas confirmadas estão Skank, Ultraje a Rigor, Rio Rock & Blues Band, Rolling Stones Cover, Rock Stock e Geração 80, agora chamada de Rock Session, formada por três ícones do pop/rock nacional dos anos 80: Nasi (Ira!), Marcelo Nova (Camisa de Vênus) e George Israel (Kid Abelha). Mas como o assunto deste post é o rei do rock, o Rio Harley Days terá a apresentação de Elvis Cover – Helder Moreira, considerado o melhor cover de Elvis Presley do Brasil. O performático artista irá prestar uma homenagem ao artista reverenciado por milhões de pessoas em todo o mundo. Em seu show, o Helder Moreira terá a companhia de nove músicos e até duas bailarinas. O show acontece no domingo, dia 16.
Outra atração musical será a “Batalha das Bandas”. Cinco bandas, selecionadas pelo juri, irão se apresentar no palco montado de fronte
ao mar. A vencedora do concurso ganha uma H-D Sportster 883R. Se você se interessou, acesse www.rioharleydays.com.br e inscreva sua banda! Mas corra, pois as inscrições se encerram hoje (30/08). Os ingressos podem ser comprados pelo site do evento e também na Tickets 4 Fun.

Honda atingiu dois milhões de motos flex


Funcionários da fábrica de Manaus (AM) comemoram a marca de dois milhões de motos flex produzidas 
Hoje, a Moto Honda da Amazônia atingiu um número bastante expressivo: a produção de dois milhões de motocicletas flex. Desde 2009, quando a fabricante lançou a CG 150 Titan Mix, a Honda vem investindo na tecnologia bicombustível – que permite à motocicleta utilizar etanol ou gasolina em qualquer proporção.  Atualmente, a Honda produz quatro modelos flex: a NXR 150 Bros, a CG 150 Fan e a Biz 125, além da CG 150 Titan, que juntos representam aproximadamente 60% das vendas da empresa. Para o gerente geral comercial da Moto Honda, Alexandre Cury, “em cinco anos poderemos chegar até 80% do total de motos comercializadas pela companhia. Até porque novos modelos flex serão lançados pela Honda”. Este ano, mais de 470 mil motocicletas flex já foram comercializadas.
Para se ter ideia do domínio da Honda no Brasil, o mercado de duas rodas emplacou em 2011 exatas 1.940.564 unidades, atingindo 78,70% do market share, com 1.375.007 unidades licenciadas. Mas esta supremacia não acontece em outras partes do mundo. No exterior, a marca sofre forte concorrência de outras marcas japonesas, chinesas e até indianas. 

Suzuki apresenta dois novos modelos de 125cc


Nova GSR 125 chega ao mercado e “brigará” por espaço ao lado da EN 125 Yes
A J. Toledo Suzuki do Brasil apresentou dois novos modelos para o mercado brasileiro. Seguindo uma estratégia de marketing no mínimo confusa, a marca lança as novas GSR 125 e GSR 125S, mas não tira a EN 125 Yes do seu line up. Com isso a Suzuki fica com quatro modelos street até 150cc – além dos dois lançamentos há a citada Yes e a GSR 150i.
Os novos modelos chegam com alterações muito semelhantes às feitas na GSR 150i, mas ainda não ganham injeção eletrônica de combustível. A GSR 125 é carburada, mas traz um motor totalmente novo, segundo a marca. Além disso, conta com suspensão traseira com amortecimento a gás e rodas de liga leve.
A versão S conta com semi-guidões, carenagem envolvendo o farol e spoiler sob o motor
Já a GSR 125S será lançada como uma opção mais “esportiva” para o consumidor. Com uma carenagem envolvendo o conjunto óptico e semi-guidões, a versão traz um novo painel que mescla informações digitais e analógicas e um spoiler sob o motor. As duas novas motocicletas têm 10,72 cavalos de potência e um torque de 0,95 kgf.m e terão uma versão cargo para frotistas. A expectativa da Suzuki é comercializar cerca de 800 motos por mês, entre GSR125 (R$ 5.990) e GSR125 S (R$ 6.490). (por André Jordão)
O painel da GSR 125S mescla informações analógicas e digitais

Kawasaki Z 750 “cresce” na Europa e vira Z 800


A Z 800 ganhou design mais próximo ao da Z 1000
Depois de reformular a ER-6n, já à venda por aqui, a Kawasaki divulga imagens de outra naked  que foi renovada para o mercado europeu em 2013: a Z 750, que agora passa a se chamar Z 800. Por enquanto, não foram divulgadas as especificações técnicas, mas pelo nome já é possível dizer que a moto “cresceu” e passa a contar com um propulsor mais próximo de 800cc para substituir o atual de 749 cm³. No visual, outra mudança. A Z 800 adotou linhas semelhantes às da Z 1000, como o farol e as aletas laterais próximas ao tanque. O escape também é o mesmo que equipa sua irmã maior, porém continua único e do lado direito.
Com a nova Z 800, a Kawasaki mostra que está apostando no aumento das cilindradas para 2013 e dá novo fôlego aos boatos do retorno da Ninja ZX – 6R com motor de 636 cm³ que surgiram recentemente e até mesmo de um upgrade para a Ninjinha (250R) que passaria a contar com um motor de 300cc no ano que vem. No Brasil, entretanto, ainda não se sabe quando – ou se – a nova naked irá desembarcar, mas vale lembrar que modelos reformulados recentemente pela Casa de Akashi como a Ninja 650, a ZX-14R e até a nova Versys 1000 já estão rodando por aqui.  (por Carlos Bazela)
Alguns detalhes, entretanto, continuam iguais, como o escape único do lado direito
A nova Z 800 engrossa os boatos de que a marca irá aumentar a capacidade cúbica de outros modelos, como a ZX-6R e a Ninja 250R

Ducati feita em Manaus (AM) é questão de tempo


Via Dafra Motos, a família Ducati Monster será fabricada no Brasil a partir de 2013
Está praticamente fechado o acordo entre a Ducati e a Dafra. A reportagem da Agência Infomoto apurou que as motos da marca italiana serão montadas na planta fabril da Dafra em Manaus (AM) pelo sistema CKD (Complete Knock Down). A parceria deve seguir o mesmo modelo de negócio utilizado entre a companhia brasileira e a alemã BMW, que há quase três anos monta quatro modelos da linha de entrada: G 650 GS, G 650 GS Sertão, F 800 GS e F 800 R. A produção tem início previsto para o primeiro trimestre de 2013 com a linha Monster, carro-chefe da marca italiana em todo o mundo. A parte comercial deve ficar sob a responsabilidade da própria Ducati.

Enduro da Independência transforma BH na capital brasileira do off-road


O Enduro da Independência completa 30 anos em 2012 e conta com mais de 300 pilotos inscritos
Quatro dias de terra, poeira e paixão. Assim é o Enduro da Independência, tradicional prova off-road de regularidade sediada em Minas Gerais, que começa hoje (dia 5). Ao todo, são 596 quilômetros entre trechos de estradas de chão batido e trilhas pelo meio da mata. Com mais de 300 pilotos inscritos, o enduro se divide nas categorias Master, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50 e Over 55, que contam com pilotos com idades acima de 40, 45, 50 e 55 anos, respectivamente. Competem também as categorias Feminina, Dupla Graduados, Júnior e Dupla Estreante, Novatos e Vintage.
Em 2012, o Enduro da Independência completa 30 anos e sempre altera seu trajeto. Nesta edição, a prova passará pelos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Mariana e Sabará. Durante três décadas, o enduro conquistou muitos fãs, como Adhemar Euclydes, 58, que participa desde a primeira edição. “O pódio é só para os cinco primeiros. Todos sabem que são poucos que conseguem chegar lá. Mas todo muito participa”, comenta entusiasmado.
Adhemar Euclydes participa do Enduro desde sua primeira edição, há 30 anos
Já entre as mulheres, o destaque vai para a tricampeã Sabrina Katana, 29, que participa do Enduro da Independência desde 2006. “Espero que tudo dê certo e vou em busca do tetra”, comenta. A mais tradicional competição de motos off-road brasileiro termina no próximo sábado (dia 8) na cidade de Sabará. (texto e fotos: Carlos Bazela)
A mineira Sabrina Katana vem em busca do tetra

Motos auxiliam usuários da Dutra no feriadão


A frota do SOS Usuário, da CCR Nova Dutra, ganha quatro motos Honda XRE 300
Os motoristas e motociclistas que utilizarem a rodovia Presidente Dutra durante o feriadão de 7 de Setembro já contam com a agilidade de quatro motos Honda XRE 300 para dar assistência ao usuário. Os veículos de duas rodas darão apoio às viaturas no trecho da Serra das Araras, na região Sul Fluminense, no Vale do Paraíba e na região do Alto Tietê da Via Dutra, elo de ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo Virgilio Leocádio, gestor de atendimento da concessionária no trecho do Rio de Janeiro, as motos exercerão um papel importante no atendimento, pois sua facilidade em circular entre os carros garantirá maior agilidade e rapidez. “Em casos de tombamentos ou acidentes, a moto terá a capacidade de chegar primeiro no local das ocorrências, e o colaborador terá plenas condições de identificar a gravidade do acidente, acionar os recursos necessários e realizar a sinalização da via”.
Falando em Via Dutra, Rio de Janeiro, dê uma esticadinha até o Rio Harley Days 2012, que acontecerá na Marina da Glória (RJ) entre os dias 14 e 16 de setembro. Os ingressos podem ser comprados pelo site do evento e também na Tickets 4 Fun

sábado, 1 de setembro de 2012

Ducati lança a versão especial chamada “CROMO”.


A Italiana Ducati resolveu deixar ainda mais exclusiva a exuberante Diavel e lançou a versão especial chamada “CROMO”. Esta nova versão conta com suspensões multi-reguláveis da renomada marca sueca Öhlins, escapamento Termignoni com ponteiras em fibra de carbono, além de inúmeros novos detalhes estéticos. Confira como ficou esta nova máquina assistindo ao vídeo abaixo com a apresentação feita pelo site britânico MCN.

Cuidados com a relação da moto


Observar e fazer a manutenção periódica da relação da moto irá aumentar a vida útil do conjunto, além de ser um item de segurança e que interfere diretamente na performace da moto. Confira o vídeo com dicas para cuidar bem da sua relação e não ter nenhuma surpresa desagradável.




Honda relança a Biz 100 carburada


Visando o público iniciante no mundo das duas rodas, principalmente mulheres e interioranos, a Honda recoloca no mercado a Biz 100 carburada.  A moto, que foi sucesso de vendas após seu lançamento, em 1998, teve seu motor trocado por um de 125 cc com injeção eletrônica e sistema Flex em 2008.
Mas com a chegada de outras marcas mais simples e mais baratas nesse mesmo segmento, a Honda começou a perder mercado principalmente no norte e nordeste e optou por relançar a versão mais barata da Biz, com motor de 100 cc e alimentação feita por carburador.  A com partida a pedal está sendo vendida por R$ 4.710,00 e a com partida elétrica, R$ 5.290,00.  Esses valores são os sugeridos pela Honda, com base no estado de São Paulo, sem frete, mas no Pará ela está sendo vendida a R$ 5.990,00.

A Biz 100 tem motor OHC (comando no cabeçote), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar de 97,1 cc com 6,43 cavalos de potência a 7.000 rpm e torque de 0,71 kgf.m a 4.000 rpm.  A compressão é de 8,8:1 e a relação diâmetro x curso do pistão de 50,0 x 49,5 mm.  O carburador tem venturi com 15,9 mm de diâmetro e a ignição é eletrônica capacitiva.  Não é o mesmo motor utilizado pela Pop 100.  A embreagem é do tipo centrífuga e multidisco banhado em óleo.  Ela tem catalizador para reduzir a emissão de gases poluentes (CO/HC/NOX) e atende ao PROMOT 3.  A lubrificação é forçada por bomba helicoidal.


Pude fazer um bom teste com a moto, e me satisfez bastante.  A dirigibilidade é bastante boa, ela é fácil de pilotar, com pneu 60/100 montado no aro 17” na dianteira e 80/100 14” na traseira.  O chassi é do tipo monobloco construído com tubos de aço e a suspensão é composta por garfo telescópico com 100 mm de curso na dianteira e braço oscilante com 86 mm de curso na traseira.  O banco fica a só 75,3 cm do chão e a distância mínima do solo é de 13 cm.  Ela mede 1,89 m e tem 72,6 cm de largura e 108,7 cm de altura.  A distância entre eixos é de 1,26 m.
Foi a vez que me entendi melhor com o câmbio rotativo de 4 marchas.  Acho que é só uma questão de adaptação, pois foi a terceira vez que testei a Biz.
Na pista mista de testes da Honda, localizada perto de Manaus, onde não há reta longa e nem é plana, atingi velocidade máxima de 95 km/h. Andei também na garupa e achei bem confortável.  O banco é em dois níveis e não é muito inclinado, então não me jogava para cima do piloto.  Com duas pessoas, ela perdeu só 5 km na velocidade máxima.
Os dois freios são a tambor, com 130 mm de diâmetro na frente, e 110 atrás.  A lâmpada do farol tem 30 w.  Pesa 99 kg (a sem partida elétrica pesa um quilo a menos) e o tanque de combustível tem capacidade para 5,5 litros sendo 1,5 da reserva.  Tem reservatório de óleo do motor com capacidade para 900 ml.
São dois modelos: a com partida a pedal chamada de KS, tem nas cores vermelha e preta, e a com partida elétrica e pedal, chamada de ES, tem também em rosa metálico.

É fácil identificar as duas versões da Biz: a 100 carburada tem lanternas dianteiras e traseiras na cor âmbar enquanto que na 125 são brancas.  O motor e a cor do logo da 100 são pretos e os da 125, prata.    O painel da 100 é branco e a velocidade vai até 120 km/h, enquanto que o da 125 é azul, com velocidade final de 125 km/h.  Além disso, na versão com carburador, podemos observar um corte na base do plástico que cobre a coluna de direção, para que seja possível mexer no carburador e na torneira da reserva de gasolina.

Visitei a Unidade HDA2 que é onde as motos de pequena cilindrada da Honda são produzidas, na fábrica de Manaus e vi que as motos são todas e totalmente testadas antes de saírem da fábrica.
Esta unidade está há dois anos em operação, com 756 pessoas trabalhando e tem 25.000 m².  Nessa linha de montagem são fabricadas, por dia, aproximadamente 840 unidades, mas tem capacidade para 1.700, sendo 1.100 da Biz, 500 da Pop 100 e 100 da Lead 110.   A Honda quer vender 40.000 Biz 100 nesse segundo semestre.
 

Italiana TM Racing traz motos off-road para o Brasil


A TM Racing, fabricante de motos off-road para enduro, motocross e supermotard, foi criada em 1976 pelos italianos Claudio Flenghi e Francesco Battistelli, amigos de infância apaixonados por motos e corridas.   A empresa é também fabricante dos famosos motores para Kart, MF2 e KZ10 que são utilizados na categoria de Shifter Kart também no Brasil.

Luca Proietti, ex-piloto da TM Racing na Itália, Adalto Gomes Filho, jornalista e dono de oficinas e lojas de motos, e Renato Bastos, empresário do ramo de importação, se associaram para importar a linha de motos off-road da fabricante italiana.  O grupo de empresários já fechou com representantes de alguns estados  e está negociando com outros.
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, já têm representantes.
A TM Racing italiana está no negócio como um parceiro comercial.  Além de todo o apoio técnico, está dando também um prazo para o pagamento das motos, o que está ajudando aos sócios brasileiros a ter capital de giro.
As 16 motos que vieram no primeiro lote foram vendidas em três dias.  Das 32 motos do segundo lote que ainda não chegou, 12 já estão vendidas.  Adalto Gomes Filho acha que o fato de as concorrentes estarem com poucas unidades para entregar, ajudou a vender tão rapidamente este primeiro lote.  Eles também entraram com um preço estratégico, menor do que os encontrados no mercado.
O carro chefe da TM do Brasil é a 250 4T Enduro, moto que testei na pista da ASW, Off Road Park, localizada em Mogi das Cruzes no interior de São Paulo.  Andei tanto na pista quanto na trilha, e foi muito fácil me adaptar.  A moto é bem leve, com suspensão que absorve bem as variações de terrenos e os saltos.  Passei por raízes e aterrissei de saltos com tranquilidade.
 A TM Brasil venderá as motos à vista ou com 50% de entrada e o restante em 6 vezes.
São 7 modelos:
250 4T Enduro, com injeção – R$ 32.000,00
250 4T Cross com injeção e partida elétrica – R$ 30.000,00
250 2T Enduro, com carburador – R$ 28.000,00
144 2T Enduro, com carburador
300 2T Enduro com carburador
450 4T Enduro, com injeção
450 4T Cross, com injeção
p.s.: valores no dia  hoje, dia 28, já que está previsto aumento do IPI no dia 01° de setembro.
Características das motos da TM Racing:
- produção artesanal
- chassi de alumínio ERGA
- cárter fundido em molde de areia (o que só é utilizado para fabricação de carros superesportivos)
- corpo da borboleta do sistema injetor fabricado pela TM
- eletrônica da MICROTEC
- os 4 sensores da injeção (pressão, temperatura, vácuo, tps) e o bico injetor de 12 furos, são automotivos
- freios italianos BREAKING – discos de 270 na dianteira e 240 na traseira
- pinça do freio dianteiro da BREMBO e do traseiro, da NISSIN
- duplo mapa de injeção, com botão para troca no guidão
- duplo mapa de ignição, com botão para troca no guidão, nas 2 tempos carburadas
- escapamento em titânio da holandesa HGS
- aro japonês EXEL
- mesas, cubo de roda e coroa produzidos com sistema CNC
- suspensão dianteira MARZOCCHI
- 4 versões de amortecedor para a suspensão traseira, da SACHS, OHLINS ou TM
- pistão forjado
- biela forjada nos modelos Cross
- curso da suspensão dianteira de 300 mm e da traseira, de 310.
- opção de relação de coroa de 50 a 53
- opção de escolha da ponteira
- opção de pedir mudança na taxa de compressão do motor, que originalmente vem com 8,8:1
* por questões judiciais não divugam o peso, já que este pode mudar de uma moto para outra, mas garantem que são as mais leves em todas as categorias.

Suzuki apresenta dois novos modelos de 125cc


Nova GSR 125 chega ao mercado e “brigará” por espaço ao lado da EN 125 Yes
A J. Toledo Suzuki do Brasil apresentou dois novos modelos para o mercado brasileiro. Seguindo uma estratégia de marketing no mínimo confusa, a marca lança as novas GSR 125 e GSR 125S, mas não tira a EN 125 Yes do seu line up. Com isso a Suzuki fica com quatro modelos street até 150cc – além dos dois lançamentos há a citada Yes e a GSR 150i.
Os novos modelos chegam com alterações muito semelhantes às feitas na GSR 150i, mas ainda não ganham injeção eletrônica de combustível. A GSR 125 é carburada, mas traz um motor totalmente novo, segundo a marca. Além disso, conta com suspensão traseira com amortecimento a gás e rodas de liga leve.
A versão S conta com semi-guidões, carenagem envolvendo o farol e spoiler sob o motor
Já a GSR 125S será lançada como uma opção mais “esportiva” para o consumidor. Com uma carenagem envolvendo o conjunto óptico e semi-guidões, a versão traz um novo painel que mescla informações digitais e analógicas e um spoiler sob o motor. As duas novas motocicletas têm 10,72 cavalos de potência e um torque de 0,95 kgf.m e terão uma versão cargo para frotistas. A expectativa da Suzuki é comercializar cerca de 800 motos por mês, entre GSR125 (R$ 5.990) e GSR125 S (R$ 6.490). (por André Jordão)
O painel da GSR 125S mescla informações analógicas e digitais

Honda atingiu dois milhões de motos flex


Funcionários da fábrica de Manaus (AM) comemoram a marca de dois milhões de motos flex produzidas 
Hoje, a Moto Honda da Amazônia atingiu um número bastante expressivo: a produção de dois milhões de motocicletas flex. Desde 2009, quando a fabricante lançou a CG 150 Titan Mix, a Honda vem investindo na tecnologia bicombustível – que permite à motocicleta utilizar etanol ou gasolina em qualquer proporção.  Atualmente, a Honda produz quatro modelos flex: a NXR 150 Bros, a CG 150 Fan e a Biz 125, além da CG 150 Titan, que juntos representam aproximadamente 60% das vendas da empresa. Para o gerente geral comercial da Moto Honda, Alexandre Cury, “em cinco anos poderemos chegar até 80% do total de motos comercializadas pela companhia. Até porque novos modelos flex serão lançados pela Honda”. Este ano, mais de 470 mil motocicletas flex já foram comercializadas.
Para se ter ideia do domínio da Honda no Brasil, o mercado de duas rodas emplacou em 2011 exatas 1.940.564 unidades, atingindo 78,70% do market share, com 1.375.007 unidades licenciadas. Mas esta supremacia não acontece em outras partes do mundo. No exterior, a marca sofre forte concorrência de outras marcas japonesas, chinesas e até indianas.

Chinês gasta R$ 19 mil para criar réplica de Lamborghini Reventon


O chinês Wang Jian exibiu nesta sexta-feira (31) em Suqian, na província de Jiangsu (China), sua "Lamborghini Reventon". Jian criou a réplica do esportivo de luxo usando partes de outros veículos. Ele gastou US$ 9.450 (R$ 19,4 mil) para construir o veículo, que alcança até 257 km/h.
Veículo criado por Wang Jian alcança até 257 km/h. (Foto: Xihao/Reuters)Veículo criado por Wang Jian alcança até 257 km/h. (Foto: Xihao/Reuters)
'Lamborghini Reventon' virou atração em Suqian, na província de Jiangsu (China). (Foto: Xihao/Reuters)'Lamborghini Reventon' virou atração em Suqian, na província de Jiangsu (China). (Foto: Xihao/Reuters)
Wang Jian exibiu nesta sexta-feira (31) em Suqian, na província de Jiangsu (China), sua 'Lamborghini Reventon'. (Foto: Xihao/Reuters)Wang Jian exibiu nesta sexta-feira (31) em Suqian, na província de Jiangsu (China), sua 'Lamborghini Reventon'. (Foto: Xihao/Reuters)
Jian criou a réplica do esportivo de luxo usando partes de outros veículos. (Foto: Xihao/Reuters)Jian criou a réplica do esportivo de luxo usando partes de outros veículos. (Foto: Xihao/Reuters)
Veículo alcança até 257 km/h. (Foto: Xihao/Reuters)Veículo alcança até 257 km/h. (Foto: Xihao/Reuters)